domingo, 24 de abril de 2011

SÁBADO DE ALELUIA EM AROEIRA

É uma das tradições mais profundas de sátira e crítica popular, a tradicional “Queima do Judas”, e que se realiza à muito tempo na terrinha.Queima de Judas é uma tradição vigente em diversas comunidades católicas e ortodoxas realizada em diversos outros países, sempre no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes.


Em Aroeira – Mairi-Ba, não é diferente. Todos os anos acontece essa queima com um testamento deixando alguns dos seus pertences para as pessoas da comunidade e esse ano com o Judas com sua esposa e um filho que morreram queimados.

Alem disso há tambem bumba-meu-boi e careta onde algumas pessoas se vestem e se mascaram de homem e mulher de maneira que ninguem possa os conhecer durante as apresentações. Cultura essa que ha muito tempo só acontece em Aroeira. Tradição a mais de 40 anos.





sexta-feira, 22 de abril de 2011

VIA-SACRA





Realizada durante a Semana Santa, a via-sacra é um ato litúrgico celebrado pela Igreja Católica para relembrar a paixão e morte de Cristo. Durante a cerimônia, enquanto o sacerdote lê trechos dos Evangelhos, os católicos meditam diante de uma série de quadros que representam as principais cenas da saga de Jesus.


Em Aroeira – Mairi-Ba, a via-sacra foi celebrada nesta sexta-feira da Paixão percorrendo todas as ruas do Distrito com a participação da comunidade católica.

MORRO DO JACARÉ:

ZELE POR ESTE PATRIMÔNIO CULTURAL!










Na semana santa, principalmente na quinta-feira e sexta-feira Santa, fiéis de varias localidades fazem suas romarias, subindo o Morro do Jacaré que fica situado no municipio de Varzea da Roça-Ba próximo a fazenda Jiboia, divisa com Capela do Alto Alegre-Ba para rezar e fazer suas devoções. Cultura essa que os fiéis não deixam passar em branco, uma questão de fé para os católicos.
Com apoio da comunidade, Dalva, conhecida por Dalva de Quinha, uma das moradoras mais antigas e que ainda mora na região deixa seus afazeres em casa para limpar a capela do Monte na Semana Santa que foi construida em 1951,(hà 60 anos atrás) por Bastião Alcantra e reformada em 1999.

Quinta-Feira Santa




Na liturgia católica, o termo lava-pés designa o gesto que se pratica na Quinta-Feira Santa em que o sacerdote, assistido por dois ministros, lava o pé direito de 12 homens, clérigos ou seculares, à imitação e em celebração do que fez Jesus a seus discípulos, na Última Ceia.

No distrito de Aroeira – Mairi-Ba, não foi diferente. Realizou tambem a Adoração do Senhor Jesus, que acontece todas as quinta-feira com a participação de todos os fieis presentes.
Muito além da liturgia católica, o lava pés foi o evento que marcou a insistência do Senhor Jesus em um dos assuntos mais importantes do seu ministério: O papel dos cristãos e da igreja. O serviço. A humildade. O colocar-se abaixo, considerar uns aos outros superiores a si mesmo.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Mulher passa veneno na "perereca" para matar marido


Em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher - até agora. Nesse caso, não teve jeito.

Você já deve ter visto tentativas bizarras de tirar a vida do parceiro por aí, mas agora vai se surpreender: uma mulher de São José do Rio Preto, em São Paulo, teria colocado veneno na "perereca" para tentar intoxicar o maridão.
O cara, que diz não ter caído na manobra, correu para a delegacia e contou tudo. Registou o caso no 4º DP da cidade.
Segundo as autoridades locais, a história está sendo investigada. O primeiro passo foi fazer uma coleta na região intoxicada da mulher - sim, "meter a colher" - para ver se a história toda era verdade.
Agora, o "material" foi enviado para fora da cidade. Deve ir para Ribeirão Preto ou para a capital São Paulo, para ser examinado.
Enfim, para ela, matar o marido seria um prazer!

Rio - Tragédia em Escola




Um homem matou mais de dez crianças a tiros após invadir uma sala de aula da Escola Municipal Tasso da Silveira, no Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira. Wellington Menezes de Oliveira, 24 anos, era ex-aluno da escola e se suicidou logo após o atentado. Testemunhas relataram que o homem portava mais de uma arma.
Wellington entrou na instituição disfarçado de palestrante, e as razões para o ataque ainda não são conhecidas. O comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar, coronel Djalma Beltrame, afirmou que o atirador deixou uma carta de "teor fundamentalista", com frases desconexas e incompreensíveis e menções ao islamismo e a práticas terroristas.

sábado, 2 de abril de 2011

NASCE BEZERRA DE DUAS CABEÇAS NO MUNICÍPIO DE ICHU

Apesar de hoje ser 1º de abril "dia da mentira" um fato interessante e verdadeiro aconteceu no município de Ichu. Uma vaca da raça Holandesa pariu uma bezerra de duas cabeças.

Este fato inusitado e curioso foi registrado na fazenda Pau Branco próximo a comunidade de Capoeira do Rio. Segundo Rivelino Carneiro o parto foi preocupante já que a bezerra estava com os pés presos o que dificultou o trabalho.
O animal nasceu vivo, mas, em poucos minutos acabou morrendo. A fazenda pertence a Maria Luiza e o animal é de propriedade do Sr. José Beirinha ambos residentes na comunidade de Umbuzeiro neste município.

Jovem do Povoado de Aroeira-Mairi morre em acidente de moto na estrada de Pintadas.

Na tarde da última sexta-feira, dia 1º de abril, houve um grave acidente de moto, na comunidade do Fecha, no município de Pintadas, deixando uma Vítima Fatal. Silas, filho do Sr. Zezito da Aroeira, Irmão de Saulo, primo carnal de Junior da Casa Rural. Silas estava indo pra sua casa no Distrito de Aroeira-Mairi-BA.
Segundo boatos dos moradores de Pintadas-Ba, o jovem tinha se deslocado do povoado de Aroeira e foi para Pintadas comprar uma passagem de ônibus, já que ele iria viajar na próxima Terça-feira (5) para o estado de São Paulo.

O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana.


Silas de Almeida Oliveira, que tinha 21 anos e morava no Distrito de Aroeira.