quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Brasil agora tem 202 milhões de habitantes, segundo pesquisa do IBGE

O Brasil tem 202.768.562 habitantes, aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dados específicos sobre cada município foram divulgados nesta quinta-feira, 28, e estão presentes em resolução publicada no Diário Oficial da União.
Os números são aplicados nos cálculos de repasses de recursos aos municípios e são utilizados também pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A posição reflete a população no começo de julho deste ano.
O Estado mais populoso é São Paulo, com 44.035.304 habitantes. Roraima tem a menor população: 496.936 habitantes. Minas fica em segundo lugar, com 20.734.097 habitantes. O Estado do Rio de Janeiro tem a terceira maior população do País, com 16.461.173 habitantes.
O município de São Paulo é citado com 11.895.893 habitantes; o município do Rio de Janeiro, com 6.453.682 habitantes; Belo Horizonte, com 2.491.109 habitantes; Porto Alegre, com 1.472.482 habitantes; Recife, com 1.608.488 habitantes; e Manaus, com 2.020.301 habitantes. As tabelas apresentadas hoje mostram, também, que o Brasil tem municípios com pequena população, como Borá, em São Paulo, com 835 pessoas. A localidade fica a cerca de 500 quilômetros da capital paulista.
Os dados do IBGE mostram ainda que os brasileiros que residem nas 27 capitais totalizam 48,3 milhões de habitantes, o que representa uma parcela de 23,8% da população total do país. Esse dado se manteve estável desde o ano 2000. Conforme o instituto, essa situação reforça a tese de que cada vez mais os brasileiros estão migrando para as cidades do interior.
De acordo ainda com a pesquisa, São Paulo é o estado com maior números de municípios com população acima de 500 mil habitantes. Ao todo, são nove. Na sequência, aparecem Minas Gerais e Rio de Janeiro, com quatro cada um, Pernambuco, Bahia, Paraná e Goiás, sendo os quatro últimos com dois.
O Nordeste é a região do país que concentra as dez primeiras cidades que registraram as maiores taxas de crescimento geométrico no período 2013-2014. O município de Nova Redenção, na Bahia, viu a sua população crescer 10,87% em um ano.
O IBGE explica que as "Estimativas da População para Estados e Municípios", com data de referência em 1º de julho de 2014, atende exigências estabelecidas pela Lei nº 8.443/1992 e pela Lei complementar nº 143/2013. Essas leis estabelecem que a "entidade competente do poder executivo federal fará publicar no Diário Oficial da União, até o dia 31 de agosto de cada ano, a relação das populações dos municípios, e até 31 de dezembro, a relação das populações dos Estados e do Distrito Federal, para os fins previstos na Lei nº 8.443".

Fonte: O Estado de Minas

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Pintadas - Escola Gedivan Silva Lima realiza atividades do Dia C

Na sexta-feira, 22 de agosto a escola Gedivan Silva Lima do povoado Raspador, município de Pintadas realizou uma série de atividades relacionadas a campanha do Dia C (Dia de Cooperar), com os estudantes e professores, junto a Cooperativa Mirim, projeto que é desenvolvido em parceria da cooperativa Ser do Sertão com a secretária de educação do municipal.   
Durante o dia, foram realizadas oficinas de desenho e pintura, onde foram feitas diversas artes no muro da escola e posteriormente os estudantes realizaram algumas apresentações, com temas relacionados ao meio ambiente e o cooperativismo.
Na última atividade do dia, todos os envolvidos distribuíram panfletos e cartilhas no povoado,  sobre o cooperativismo e a campanha do Dia C que terá culminância no próximo dia 6 de setembro em todo Brasil e na sede do município de Pintadas onde será realizada uma caminhada ambiental para conscientizar a população sobre a  importância da reciclagem, além de apresentar e divulgar as ações da  Cooperativa de Reciclagem de Pintadas e das  demais cooperativas do município.

O Dia de Cooperar é um marco das atividades de promoção social do cooperativismo, em todo o País. Nascido em Minas Gerais e gentilmente cedido a todo o Sistema OCB, trata-se de um projeto que encontra no princípio da intercooperação sua força para promover o voluntariado. As cooperativas participantes desenvolverão um elenco de realizações sociais, na forma de projetos, atividades e iniciativas.


















Candidata baiana do Miss Bumbum é expulsa de casa pelo marido por causa do concurso


Uma das candidata do Miss Bumbum 2014, Yara Muniz teve seu casamento abalado por conta do concurso. Representante da Bahia, a modelo foi colocada para fora de casa pelo marido e está dormindo no chão de uma loja de roupas em São Paulo há uma semana.
'Ele ficou dois dias sem falar comigo e eu sem entender o que havia acontecido. Até que na manhã do terceiro dia ele me mandou arrumar as malas, sair do apartamento dele e esperar pela ligação do advogado dele', contou ao Ego. 
De acordo com morena, o marido sempre torceu o nariz para sua carreira artística e só aceitou que ela participasse do concurso que revelou Andressa Urach com a condição que ela não o envergonhasse.
Tudo seguia bem até ela resolver fazer umas fotos sensuais amadoras e postar em suas redes sociais para divulgar sua candidatura. 
'Uma amiga me disse que para ter mais votos eu deveria colocar fotos mais explícitas nos meus perfis do Facebook e Instagram. Fiz umas fotos caseiras mesmo e coloquei, de biquíni mesmo. Em um só dia uma delas teve mais de 300 curtidas. Só que foi burrada minha, eu sei. Pensei que meu marido não iria ver e se visse iria entender.'
Yara é casada há cinco anos com o engenheiro que luta jiu-jitsu nas horas vagas. Apaixonada pelo rapaz, a beldade espera que o rapaz volte atrás na decisão, mas não pretende desistir do título de Miss Bumbum, até porque não tem dinheiro para pagar a multa se abandonar a disputa. 
'Se eu desistir do concurso tenho que pagar uma multa de R$ 30 mil prevista em contrato. Não tenho como arcar com isso. Posso vender meu carro, mas sem a garantia de que meu marido ficará comigo. E também não acho certo desistir de um sonho. Não estou fazendo nada de errado. Não sou uma vagabunda', desabafou.


Fonte: FAMOSIDADES

Estiagem faz Riachão, Capela, Gavião, Nova Fátima, Ichu, Pé de Serra e mais 123 municipios decretarem emergência

Cerca de 30% dos municípios baianos estão em situação de emergência por causa da estiagem. No total, 129 cidades da Bahia sofrem com essa realidade, segundo informações da Defesa Civil.

O município de Barra, que fica na região oeste do estado, é um dos mais afetados pela estiagem. Em alguns locais da cidade, não chove há cinco meses. A última chuva significativa foi em março deste ano e, por conta disso, alguns pontos do Rio São Francisco e do Rio Grande, que banham a cidade, secaram. A devastação da mata ciliar também contribuiu para esse assoreamento.
Já são mais de 150 dias sem chuva na região. Pontos de rios e riachos secaram e a população sofre bastante com a estiagem. “Nós temos uma área de brejos, que é banhada por riachos, e esses riachos, uma boa parte já secou. Isso ocorreu pela escassez de água e também pelo desmatamento das cabeceiras”, disse Paulo Murilo, coordenador municipal da Defesa Civil.
Nas regiões mais afastadas dos rios, as famílias que tiram o sustento da terra vivem o drama da seca. Um agricultor da cidade insiste em preparar a terra para o plantio, mas as lavouras não sobrevivem à falta de chuva. Apesar de ter uma cisterna, o produtor rural sofre com a estiagem. Outras famílias da região passam dificuldades até mesmo para comer.
Segundo a Defesa Civil de Barra, muitas tentativas de amenizar os efeitos da seca não deram certo. “Poços perfurados com a profundidade de 150 metros muitas vezes não têm água. E muitas vezes até consegue a água, mas sem qualidade”, afirma Paulo Murilo.
De acordo com a Defesa Civil, quando uma cidade decreta situação de emergência, o município pode receber verba pública para contratar carros-pipa, por exemplo, e pagar seguro-safra e bolsa estiagem aos produtores que tiveram perdas na lavoura. Além disso, as cidades não precisam fazer licitação em obras para perfuração de poços.

Veja a relação completa
Abaira
Abaré
Andaraí
Andorinha
Amêrica
Dourada
Anagé
Aracatu
Baixa Grande
Barra
Barra do Mendes
Barro Alto
Belo Campo
Boa Nova
Boa Vista do Tupim
Bom Jesus da Lapa
Bom Jesus da Serra
Bonito
Botuporã
Brejões
Brumado
Buritirama
Caculé
Caetanos
Caetité
Cafarnaum
Canarana
Candiba
Cândido Sales
Cansanção
Canudos
Capela Alto Alegre
Capim Grosso
Caraíbas
Carinhanha
Caturama
Central
Chorrochó
Conceicão do Coité
Condeúba
Contendas
Sincorá
Cordeiros
Cravolândia
Curaçá
Dom Basílio
Euclides da Cunha
Encruzilhada
Érico Cardoso
Feira de Santana
Formosa do Rio Preto
Gavião
Gentio do Ouro
Guajeru
Guanambi
Iaçu
Ibiassucê
Ibipeba
Ibipitanga
Ibiquera
Ibitiara
Ibititá
Ibotirama
Ichu
Igaporã
Ipupiara
Irecê
Itaberaba
Itaetê
Itaguaçu da Bahia
Itiruçu
Itiúba
Ituaçu
Iuiu
Jacaraci
Jacobina
Jaguarari
Jequié
João Dourado
Juazeiro
Jussara
Jussiape
Lafaiete Coutinho
Lagoa Real
Lajedinho
Lajedo do Tabocal
Lapão
Licínio de Almeida
Livra. de N. Senhora
Macajuba
Macaúbas
Macururé
Maetinga
Malhada
Malhada de Pedras
Manoel Vitorino
Maracás
Marcionílio Souza
Matina
Mirangaba
Mirante
Monte Santo
Morpará
Mortugaba
Mulungu do Morro
Nordestina
Nova Fátima
Oliveira dos Brejinhos
Palmas de M. Alto
Paramirim
Paratinga
Pé de Serra
Piatã
Pindaí
Pintadas
Piripá
Planalto
Poções
Presidente Dutra
Presid. Jânio Quadros
Quinjigue
Remanso
Riachão do Jacuipe
Riacho de Santana
Rio de Contas
Rio do Antônio
Rio do Pires
Ruy Barbosa
Santa Inês
São Domingos
São Gabriel
Seabra
Sebastião
Laranjeiras
Senhor do Bonfim
Serra do Ramalho
Sítio do Mato
Sobradinho
Tanhaçu
Tanque Novo
Tremedal
Tucano
Uauá
Urandi
Várzea da Roça
Várzea Nova
Vitória da Conquista. 

Fonte: Interior da Bahia

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Morre o empresário Antônio Ermírio de Moraes, aos 86 anos, em São Paulo

O empresário Antônio Ermírio de Moraes, presidente de honra do Grupo Votorantim, morreu na noite deste domingo, aos 86 anos, em São Paulo. Ermírio de Moraes foi vítima de uma insuficiência cardíaca e morreu em casa. Ele deixa a mulher, Maria Regina Costa de Moraes, com quem teve nove filhos.
O velório do empresário acontece a partir das 9h desta segunda-feira no salão nobre do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo. O enterro será às 16h no Cemitério do Morumbi.
Em nota, o Grupo Votorantim lamentou a morte. "Com o falecimento do Dr. Antônio Ermírio de Moraes, o Grupo Votorantim perde um grande líder, que serviu de exemplo e inspiração para seus valores, como ética, respeito e empreendedorismo, e que defendia o papel social da iniciativa privada para a construção de um país melhor e mais justo, com saúde e educação de qualidade para todos", diz o comunicado.
Dono de um dos mais tradicionais grupos industriais do Brasil, Antônio Ermírio de Moraes sempre figurou em posições destacadas nas listas anuais das maiores fortunas do país – e às vezes até do mundo. No último levantamento da Forbes, o empresário ocupava a 9ª colocação no ranking de bilionários brasileiros, com uma fortuna estimada em 3,1 bilhões de dólares.
Liderança
Mais importante do que seus bilhões, contudo, era o seu talento para comandar o Grupo Votorantim. Antônio Ermírio assumiu a liderança da empresa ao lado do irmão, José Ermírio, em 1973, após a morte do pai. Em quase três décadas à frente do conglomerado, que atua nos setores metalúrgico, de cimento, papel e celulose, o empresário adotou um estilo conservador, avesso a riscos, e sobreviveu a graves crises econômicas, consolidando a posição do grupo como um dos principais do país. Ao mesmo tempo, tornou-se a maior liderança empresarial do Brasil: uma referência de sucesso e boa gestão a seus pares e uma das vozes mais ouvidas e respeitadas no debate público sobre o progresso nacional.
Crítico ferrenho da burocracia estatal e dos obstáculos colocados pelo governo ao crescimento das empresas, Antônio Ermírio se orgulhava de dizer que seu grupo nunca tinha sido favorecido pelo poder. "Se tivéssemos colocado nossas fichas em governos, já teríamos fechado as portas”, disse em entrevista a VEJA. Para ele, não existia uma fórmula mágica para um negócio – ou a economia de um país – prosperar. "O fundamental é seguir a lógica, o bom senso, e ouvir as boas cabeças que você tem na empresa. Não existem truques", pregava.
Um entusiasta do empreendedorismo, Antônio Ermírio também era uma das vozes contrárias a medidas assistencialistas do governo, como deixou claro em entrevista a VEJA em novembro de 2003, ao final do primeiro ano de Lula no poder. "Acho péssimo quando vejo que a prioridade do governo é dar esmola, e não acabar com os entraves à criação de empregos", disparou.
Biografia
Nascido em 4 de junho de 1928, em São Paulo, Antônio Ermírio cursou engenharia metalúrgica no Colorado. Ao voltar para o Brasil, em 1949, teve como primeiro emprego um estágio não remunerado na Siderúrgica Barra Mansa, uma das empresas da família.  Em 1955, foi o responsável pela instalação da Companhia Brasileira de Alumínio.
Já na liderança do Grupo Votorantim, resolveu se aventurar na política, contra as recomendações de seu falecido pai, e concorreu ao governo de São Paulo em 1986. Derrotado por Orestes Quércia, do PMDB, terminou em segundo lugar, com mais de 3,6 milhões de votos. Depois disso, só voltou a se envolver em política para declarar apoio a candidatos, como fez com José Serra na disputa contra Lula em 2002.
Seguindo a tradição de grandes bilionários e self made men americanos, também dedicou boa parte de sua vida à filantropia, contribuindo com a Sociedade Beneficência Portuguesa e a Cruz Vermelha. Apesar de sua fortuna, Antônio Ermírio adotava um estilo simples e preferia dirigir carros velhos.
Em 2001, aos 74 anos, deixou o conselho de administração do Grupo Votorantim e passou para os filhos o comando do conglomerado. Nos últimos anos, o empresário começou a sofrer do mal de Alzheimer. 
Fonte: Interior da Bahia

sábado, 23 de agosto de 2014

Pintadense vence luta de MMA transmitida pelo canal Esporte Interativo

Na noite de quinta-feira ,21 de agosto de 2014, o Jovem Islan do Rosário Reis, popular Islan Galego,  natural do povoado Raspador, município de Pintadas, fez a sua quarta  luta como profissional na cidade de Araraquara, interior de São Paulo, tendo a sua terceira vitória.

O seu Adversário foi Lucas Zanatto, os dois se enfrentaram na primeira luta abrindo os confrontos das 8 Lutas que aconteceram na noite pelo 9º FIGTH MMA ,no primeiro Round Islan já mostrava superioridade ao adversário agredindo bastante, conhecendo o seu rival ele sabia que o Lucas Zanatto é muito bom na luta ao solo.
No Segundo Round Islan partiu pra cima com bastante acertos mais acabou indo ao solo com o Zanatto, no primeiro momento ele tinha tudo para conseguir vencer, mas acabou deixando o adversário se livrar bem da derrota e em seguida ele acabou sofrendo um Golpe que quase acabou com uma derrota, com bastante tempo os dois ao solo, Islan conseguiu se levantar e partiu para o tudo ou nada, acertando bons golpes e chegando a acertar um chute no rosto do Zanatto, que ficou desequilibrado, foi o momento que  Islan aproveitou para decidir a luta, acertando bastante socos deixando Zanatto sem Reação e bastante ensanguentado com cortes profundos na face. Terminando o segundo round ficou a critério dos Médicos da equipe de Zanatto se ainda teria condição de voltar para o terceiro round, a equipe médica percebeu que não dava mais para o seu atleta, pois não tinha mais condição de lutar, assim o Juiz deu por encerrada a luta e a vitória foi confirmada para Islan Galego por Nocaute Técnico, o jovem que Luta a 2 anos como profissional de MMA e venceu a sua terceira luta tendo assim apenas uma derrota na carreira, por ter ido para a sua Quarta Luta.
Ele está morando a 4 anos em Araraquara e a 2 anos luta MMA (Mixed Martial Arts, ou em português, artes marciais mistas).
O Jovem foi bastante aplaudido pelos torcedores, em entrevista ele agradeceu a Deus  a família e sua comissão técnica pelo apoio, e falou ainda que a luta foi tranquila e que ele não se preocupou com a luta ao solo por está em uma posição confortável. 


Fonte: vr14.com

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Ranking traz músicas mais tocadas de Raul Seixas, morto há 25 anos

Ecad faz levantamento inédito sobre a obra do cantor baiano.
'Maluco beleza' é a mais executada, e 'Medo da chuva' a mais regravada.

A morte de Raul Seixas completa 25 anos nesta quinta-feira (21). Por conta da efeméride, Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) fez um levantamento inédito sobre a obra do cantor e compositor baiano.
O primeiro ranking traz as dez obras de Raul Seixas mais tocadas nos últimos cinco anos, em rádios, shows e casas de festas. Nele, "Maluco beleza", "Tente outra vez" e "Metamorfose ambulante" aparecem nas três primeiras posições. De acordo com a assessoria de imprensa do instituto, os direitos autorais pela execução pública das obras musicais são pagos, até hoje, às herdeiras de Raul.

A segunda lista feita pelo Ecad traz as dez obras do artista que mais foram regravadas até este ano. "Medo da chuva", "Gita" e "Se ainda existe amor" lideram o ranking.
Fonte: G1.com

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Dunga convoca dupla do Cruzeiro e mantém 10 jogadores da Copa-2014

Treinador chama Everton Ribeiro e Ricardo Goulart para amistosos contra Colômbia, no dia 5 de setembro, em Miami, e o Equador, no dia 9, em Nova Jersey.

O técnico Dunga anunciou nesta terça-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, a sua primeira lista de convocados da seleção brasileira. Entre as novidades, o treinador chamou o meia Everton Ribeiro e o atacante Ricardo Goulart, que vêm se destacando com a camisa do Cruzeiro, para os amistosos contra a Colômbia, em 5 de setembro, em Miami, e Equador, no dia 9, em Nova Jersey. Além disso, ele manteve 10 jogadores que disputaram a Copa do Mundo de 2014.
Dos jogadores que tiveram no Mundial, a ausência mais sentida foi a de Thiago Silva, que sofreu uma lesão muscular em amistoso do PSG na semana passada e não tem condições físicas. Jefferson, David Luiz, Maicon, Luiz Gustavo, Fernandinho, Ramires, Oscar, Hulk, Willian e Neymar são os jogadores que estiveram na Copa e foram convocados nesta terça por Dunga.
- Pela lista, vocês viram que o leque da Seleção abriu. Para os que foram para a Copa e não estiveram nesta lista, as portas estão abertas. Mas, ao mesmo tempo, esses que foram chamados não estão garantidos nas futuras convocações. Fomos buscando posição por posição. Tem os machucados que não puderam vir e escolhemos os que estão mais adaptados. Ainda é muito cedo para definir. Temos que experimentar neste momento e dar espaço aos jogadores - disse Dunga, na coletiva.
A relação de Dunga vai desfalcar também a seleção olímpica. O zagueiro Marquinhos do PSG estava na lista de convocados da equipe sub-21 para três amistosos no Catar entre os dias 1º e 10 de setembro e, com os compromissos contra Colômbia e Equador nos Estados Unidos, não poderá jogar nesse período pelo time de Alexandre Gallo.
Fonte: G1.com

X Cavalgada de Aroeira, município de Mairi

Na tarde deste domingo, 17 de agosto de 2014, foi realizada a X Cavalgada do distrito de Aroeira, município de Mairi, comandada pelo locutor Juninho de Julho.
A festa foi organizada pelo Grupo Fivela de Prata, (Gabriel de Leka, Tozinho, Adelson, e Hosaná).
O evento contou com vários concursos e boa premiação. Participuo também os aboiadores: Tadeu do Canto, Popó de Horácio, Hozaná e Zé de Nane.

Durante a noite aconteceram shows com Juka dos Teclados Nildo Junios e Silvaney & Robson, para animar o público presente.