terça-feira, 28 de abril de 2015

Doença misteriosa atinge três dos 14 municípios da Bacia do Jacuípe

Os municípios de Ipirá, Pé de Serra e Quixabeira,  estão relacionados entres as 15 cidades baianas atingidas com uma doença misteriosa. A matéria foi publicada no site da TV Aratu, conforme segue abaixo: 

A população baiana está assustada há algumas semanas com um novo tipo de doença que causa alterações na pele e parece ser contagiosa. Ainda não se sabe o que causa as lesões e, em alguns casos, febre nas pessoas infectadas. O coordenador de vigilância epidemiológica da Secretaria da Saúde de Salvador (SMS), Enio Soares, confirmou que somente na capital baiana, 316 casos já foram registrados até esta sexta-feira (24). A Secretaria Estadual (Sesab) ainda não tem o levantamento do número de casos em toda Bahia. 

O infectologista Fernando Badaró é taxativo ao afirmar que a doença não tem relação com a dengue e chikungunya. “Ainda não se sabe quais são as causas ou formas de transmissão da doença”, esclarece. Ele comenta ainda sobre a possibilidade de ser transmitida por um vírus ainda desconhecido na Bahia: “Essa é uma possibilidade, os testes estão sendo feitos para verificar se é um vírus ainda não conhecido na nossa região”, destaca. 

A Sesab disse ao Aratu Online que casos já foram registrados em mais 14 municípios além da capital. São eles: Ilhéus, Jequié, Camaçari, Quixabeira, Ipirá, Pé de Serra, Araci, Simões Filho, Vera Cruz, Jaguaripe, Paulo Afonso, Itiúba, Ponto Novo e Senhor do Bonfim. 

“Além da investigação sobre a doença, estamos conversando e orientando os profissionais nos postos de saúde”, conclui o coordenador de vigilância epidemiológica de Salvador. Quem já foi infectado reclama ainda de muita coceira, além de dor no corpo. 
Fonte: http://caboronganoticias.blogspot.com.br/

Brasileiro preso na Indonésia não sabe que será executado, diz prima

Prazo dado pelo país acabou, e execução pode ocorrer a qualquer hora.
Rodrigo Gularte foi condenado à morte por tráfico de drogas.

O brasileiro Rodrigo Gularte, condenado à morte na Indonésia por tráfico de drogas, não sabe que poderá ser executado a qualquer momento, informou a prima dele, Angelita Muxfeldt, que o acompanha no país asiático, segundo o jornal “Hora 1”. A brasileira contou que seu primo está muito calmo, e ainda acredita que será solto.
O prazo de 72 horas dado pela justiça indonésia após o anúncio para os prisioneiros de que eles serão executados terminou. Os nove condenados - oito deles estrangeiros - podem ser mortos por fuzilamento a partir desta terça.
O governo local não informou a data e a hora das execuções, mas acredita-se que elas ocorrerão nas primeiras horas desta quarta-feira (29) – tarde desta terça-feira (28) no horário de Brasília.
Angelita visitou Gularte nesta terça. O governo Indonésio orientou as famílias dos presos a irem à prisão onde eles são mantidos. Segundo a imprensa local, eles foram orientados a se despedir dos condenados.
A brasileira saiu chorando da prisão, e deu uma entrevista aos jornalistas indonésios, em uma tentativa de sensibilizar o governo, tentando dizer ao presidente que ele recusou erradamente o pedido de clemência de Gularte. Ela tem uma equipe de 10 advogados trabalhando pelo brasileiro, além de uma ONG que resolveu ajudar.
Angelita contou que não disse ao primo claramente o que deve ocorrer nas próximas horas, e que ele não sabe o que vai acontecer, apesar de ter sido informado no sábado. Segundo a brasileira, ele sofre de delírios e não entendeu que será executado, nega que isso vá ocorrer e acredita que vai ser solto.
O brasileiro foi diagnosticado com esquizofrenia por dois relatórios no ano passado. Em março, uma equipe médica reavaliou o brasileiro à pedido da Procuradoria Geral indonésia, mas o resultado deste laudo não foi divulgado.
Familiares e conhecidos relataram que Gularte passa seus dias na prisão conversando com paredes e ouvindo vozes. Dizem que ele se recusa a tirar um boné, que usa virado para trás, alegando ser sua proteção.
O brasileiro passou 11 anos em prisões da Indonésia. Ele foi preso em julho de 2004 após tentar entrar na Indonésia com 6 kg de cocaína escondidos em pranchas de surfe, e foi condenado à morte em 2005.
Gularte poderá ser o segundo brasileiro a ser executado na Indonésia. Em janeiro, o carioca Marco Archer Cardoso Moreira foi fuzilado após ser condenado à morte por tráfico de drogas.
Fonte: G1.com

sábado, 11 de abril de 2015

Uma planta muito simples consegue matar até 98% de células cancerígenas e também frear o diabetes.

MELÃO DE SÃO CAETANO

Momordica charantia

Descrição : Erva da família das cucurbitaceae, tambêm conhecida como erva de São Caetano, fruto de cobra, erva das lavadeira e melãozinho. Trata-se de um cipó herbácio, de cheiro desagradável, caule sulcado e fino, ramos quadrangulares, folhas palmatífidas, e alternas, flores amarelo-pálidas ou brancas em cachos ou corimbos, solitárias masculino e femininas, e fruto abrindo-se em três válvulas espinhosas, cor-de-ouro, tendo, no interior, as sementes cobertas de um arilo vermelho de 1.6 à 3 centímentros de comprimento. O fruto é uma cápsula coberta de protuberâncias moles, de constência carnosa, amarelo-avermelhado quando maduros. As semente são comidas pelas crianças e muito procuradas pelos passarinhos e crianças. Suas folhas clareiam a roupa e tiram machas. Todo o fruto é comestível quando novo.
Origem : Originária da África
Habitat : Encontra-se em áreas tropicais da amazônia, África, Ásia e Caribe. Aparece em quase todo o Brasil em terrenos abandonados.
História : Foi largamente utilizado pela medicina popular e pelas tribos do amazônas. Principalmente pelas lavadeiras para clarear roupas e tirar manchas.
Parte utilizada: Frutos, hastes, folhas e arilo das sementes.
Propriedades : antileucorréico, anticatarral, anti-reumático, bactericida, antivirótico, anticancerígeno, antileucêmico, antitumoral, hipoglecimiante, anti-inflamatório nas colites, purgativo nas constispações com fezes ressecadas, vermífugo e anti-parasitário externo.
Indicações : Inflamações hepáticas, diabetes, cólicas abdominais, problemas de pele, queimaduras com leucorréias purulentas, furúnculos e hemorróidas, triglicerídios, prisão de ventre, tosse, catarro amarelo, febres intermitentes, gripes, faringites como febrífico, edemas inflamatórios como diurético, Eczemas, nódulos, abcessos como resolutivos e antiinflamatórios, oligomenorréias e dismenorréias, como enemagogo e antiespasmódico. Dores articulares em geral como analgésico.
Principios Ativo : momordicina, momordicripina e ácido momórdico, alcalóides, triterpenos, proteínas, curcubitacina B, esteróides, saponinas esterodais, charantina, peptídeos, insulino-sememlhantes, componentes ativos ativos, charantina, charina, criptoxantina, curcubitacina, curcubitano, cicloartenol, diosgenina, ácido gentisico, goyalglicosídeos, gayasaponinas, inibidorera de guanilato-ciclase, gipsoláurico, ácido linoleico, ácido linolenico, momocharasideo, momocharina, momordenol, multitiflorenol, ácido oxálico, pentedecanos, peptídeos, ácido petroselínico, ácido rosmarínico, rubixantina, spinasterol, glicosídeos esterodais, estigmatadióis, estigmasterol, taraxerol, trehalose, inibidores da tripsina, uracil, vacina, v-insulina, verbascosídeos, zeatina-ribosídeo, zeaxantina e zeinoxantina,
Modo de Usar : infusão de folhas secas, para leucorréia e menstruações difíceis, 10 gramas por litro de água. Sumo - feito com folhas e misturado com óleo de amêndoas doces, é usado em queimaduras. decocção para diabétes - 5 gramas de folha fresca picadas em 1/4 de litro de água fria. Aquecer e ferver por 1 minuto. Deixar em repouso por 10 minutos e coar. Tomar 1/2 copo pela manhã e 1/2 copo antes do jantar. infusão - 20 gramas de folhas e flores em 1 litro de água. Tomar 1/2 copo de manhã e 1/2 antes dom jantar. Pomada - raspar e misturar a polpa dos frutos com vaselina, para provocar a supuração nos casos de tumores, furúnculos. - frutos cozidos: vomitivos e antivenéreos. - frutos maduros em cataplasmas: hemostáticos. - suco das folhas: emético, purgante, mordida de serpentes e afecções biliares. - raiz: adstringente. - decocção das folhas: infecções da pele. - infusão das folhas (forte): escabiose, picadas de insetos, malária, pruridos e úlceras malignas - infusão da planta inteira: resfriado - folhas e frutos: gogo das aves - infusão de 10 g de folhas secas por litro de água: leucorréia, menstruações difíceis e cólicas causadas por vermes. - infusão do fruto: hemorróidas. - ungüento: arilo contuso misturado com vaselina: tumores, furúnculos e carbúnculos. - suco: machucar as folhas verdes em óleo de amêndoas doces: queimadura. - suco puro das folhas: sarna.
Contra-indicações/cuidados: gestantes, nutrizes e crianças; as sementes contém compostos tóxicos e teratogênicos, não devendo ser ingeridas em grandes quantidades, pois tambêm é abortivo e inibidor sa síntese proteíca. Tambêm é contra indiciada para pessoas que querem ter filhos. Não administrar em diabéticos, pois tem efeitos hipoglicêmicos e portadores de diarréia crônica, pois aumenta o número de evacuações e provoca a diarréia pastosa. As sementes têm compostos tóxicos e não devem ser ingeridas em grandes quantidades. Causa alterações nos testes laboratoriais do sangue - glicosúria falso-negativo em exames que usem fitas oxididantes-reagentes e reagentes de Benedict; embora não tenha efeitos fobre as leveduras e fungos; seu uso prilongado pode prejudicar a flora bacteriana fisiológica levando ao crescimento de certas leveduras oportunistas, como a cândida.
Efeitos colaterais: causa queda drástica da taxa de glicose sangüínea (hipoglicemia) em poucas horas; pode ter ação teratogênica; in vitro, é um inibidor da síntese protéica; pode causar aborto.
Superdosagem : alguns autores afirmam que meia colherada do sumo do fruto maduro pode matar um bezerro grande em 16 horas, depois de apresentar vômitos e diarréia; constatou-se lesões testiculares em cães e alterações sobre os parâmetros sangüineos em suínos.
Posologia :
Adultos - 3 a 6 ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídos em água, em uso internos - para todas as indiciações; 3 gramas de planta inteira seca ou 6 gramas de planta inteira fresca ( 1 colher de sobremesa para cada xícara de água ) em decocto ou infuso até 3 vezes ao dia, com interevalos menores que 12 horas em uso interno para todas as indicações; Cápsulas : 1000 mg duas vezes ao dia em todas as indicações. Os frutos maduros vaporizados e transformados em polpa podem ser aplicados sobre e pele em emplastos; O suco de 1 ou 2 frutos pode ser usado em todas as queixas gastrointestinais, nas parasitoses, para reduzir o colesterol e triglicerídeos, 2 vezes ao dia.
Crianças - tomar de 1/6 a 1/2 doses de acordo com a idade.

www.blogger.com/blogger.g?blogID=318017949511814355#editor/target=post;postID=5975259749510359371

Trincheira de açude não suporta volume de água e rompe no município de Pintadas

Na madrugada da última quarta-feira, 08 de abril de 2015, a trincheira do açude, conhecido como Poço do Capim, que fica nas proximidades do povoado de Raspador, município de Pintadas, não suportou as águas e rompeu. Choveu aproximadamente 130 milímetros na região. 
Uma perda incalculável para a comunidade, sendo que será necessário esperar o final do período das chuvas para iniciar o processo de reconstrução da trincheira.
Fonte: VR14

Vereadores Alan e Pororó cobram ações do governo da Bahia para Mairi‏

No último dia nove de abril, os Vereadores Alan e Pororó estiveram, juntamente com a Deputada Estadual Neusa Cadore, na Embasa e na SEINFRA em audiências solicitando ações daqueles órgãos para o nosso município.
Na SEINFRA, foram encaminhadas inúmeras demandas como: Telefonia móvel para todos os Distritos de Mairi (Angico, Aroeira e Ponto de Mairi), realização de obras no setor de energia rural e urbana (programa luz para todos e universalização), estudos para inclusão, como prioridade, na Bacia do Jacuípe, da pavimentação asfáltica de Pintadas a Mairi e de Mairi a Várzea do Poço. Também fora solicitado apoio da SEINFRA para tentar ajudar o município na resolução do gigantesco problema da cratera da Avenida ACM que a cada dia aumenta, desde 11 de janeiro de 2004.
O Secretário Marcos Cavalcanti e a Deputada Neusa se mostraram dispostos a ajudar o município com relação ao que fora solicitado.
Num outro momento, junto a Embasa, com Draª Poliana, Diretora de Operação Norte, fora cobrado a regularização do abastecimento de água nos bairros do Reviver e da Lapinha na sede do município, além da possibilidade de viabilização da extensão de água doce para toda a microrregião de Boa Paz. Essa extensão dar-se-á a partir da adutora que abastece o Distrito de Aroeira.
Na Embasa, ficara acertado que, no segundo semestre, uma outra reunião acontecerá, para que, em 2016 o projeto de água para a região de Boa Paz possa ser adicionado ao orçamento da empresa. Drª Poliana também se mostrou apta a autorizar a extensão de rede de água para as ruas da sede que ainda não dispõe desse serviço.
Na Assembleia Legislativa, o Vereador Alan cobrou do gabinete da Deputada Neusa empenho para que os projetos do município, junto a CAR (cisternas, tratores, padaria, casa do mel, banheiros), possam ser acelerados, uma vez que os mesmos irão beneficiar as associações de Mairi.
Fonte: Agmar Rios

Policiais fazem "vaquinha" para comprar tablet e dar a garota assaltada em Paulo Afonso, no nordeste da Bahia

Uma estudante de 14 anos que sofre de problemas cardíacos foi assaltada na última sexta-feira (3), no bairro de Tancredo Neves II, no município de Paulo Afonso, na região nordeste da Bahia, a 484 quilômetros de Salvador.
De acordo com informações da polícia, a garota teve o tablet roubado; o aparelho era utilizado para estudo. Muito nervosa, ela não conseguiu descrever o assaltante ao Grupamento Tático Móvel do 20º Batalhão de Polícia Militar (Paulo Afonso), que foi ao local constatar a ocorrência.
“Os policiais fizeram buscas na região, com o objetivo de capturar o assaltante, mas não obteve êxito. Como a garota estava emocionalmente abalada, não conseguiu passar informações do criminoso (altura, cor da pele, porte físico, vestimentas, dentre outras) com clareza”, explicou o comandante do 20º BPM, tenente-coronel Bruno Lopes Sturaro.
Sensibilizados, os policiais fizeram uma "vaquinha" para comprar um novo aparelho para a estudante, o qual foi entregue no início da semana. O comandante parabenizou a atitude da guarnição, ressaltando que “essas ações aproximam a polícia da comunidade e ampliam a credibilidade da instituição”.
Ele acrescentou ainda que “as equipes ostensivas estão em alerta” e que “o pessoal da inteligência se encontra atento para a possibilidade desse tablet ser vendido no mercado negro”. 
(Com informações do blog Chico Sabe Tudo). 

Rafael Jambeiro: PM apreende veículo com 20 ovelhas amarradas na carroceria

Após denúncia anônima na manhã desta quinta-feira (09), a Polícia Militar do município de Rafael Jambeiro encontrou um veículo com licença de Feira de Santana com várias ovelhas amarradas na carroceria.
O automóvel era do modelo Parati de cor branca e placa policial JKZ 1868. Sob a carroceria do veículo havia 20 ovelhas amarradas, sendo que sete delas estavam mortas por asfixia.
Com a ajuda de testemunhas, os policiais desamarraram os animais e apresentaram-nos na Delegacia da cidade. 
(As informações são do Portal Bahia News).

STF considera ilegal pensão vitalícia a ex-governadores; baianos como Souto e Wagner podem perder a vantagem

O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou ilegal a pensão vitalícia de ex-governadores e mandou suspender o pagamento do benefício no Pará. A decisão pode atingir ex-governadores da Bahia beneficiados com a pensão, como Jaques Wagner, Paulo Souto, Waldir Pires, Cesar Borges, entre outros.
A decisão foi tomada nesta quinta-feira (09), no julgamento de uma ação direta de inconstitucionalidade proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contra a aposentadoria de ex-governadores paraenses. Embora a determinação de hoje sirva apenas para o estado, os ministros abriram caminho para acabar com o privilégio em todo o país, já que aguardam julgamento no tribunal outras ações discutindo essa norma.
A aposentadoria para os ex-administradores está prevista nas constituições estaduais. A decisão foi tomada em liminar – portanto, tem caráter provisório. Por enquanto, o pagamento das aposentadorias está suspenso. Ele será totalmente banido quando o tribunal julgar o mérito da ação, em data ainda não marcada.
Dos oito ministros presentes, apenas um, Dias Toffoli, admitiu a continuidade do pagamento em alguns casos – especialmente quando o ex-governador não tiver outra fonte de renda e fique comprovada a insuficiência econômica. Os demais ministros suspenderam o benefício.
Para eles, a norma afeta a isonomia previdenciária e a moralidade pública. Votaram dessa forma Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki, Rosa Weber, Luiz Fux, Marco Aurélio Mello e o presidente do tribunal, Ricardo Lewandowski. 
(Fonte: O Globo). 

Jacobina: Policial Civil não resiste e morre após troca de tiros com bandidos

Por volta das 19h30 desta quinta-feira, 09 de abril de 2015, um homem ainda não identificado morreu após tomar uma moto de assalto e trocar tiros com um policial no Bairro Jacobina II, em Jacobina.
Segundo informações, dois homens tomaram uma moto de assalto no Bar de Rosângela. Logo em seguida tentaram assaltar o Bar da Lúcia no mesmo bairro, quando deram de cara com um policial civil, conhecido como Chicão.
Ainda de acordo com informações, houve uma troca de tiros, um meliante foi atingido e morreu no local e o outro elemento conseguiu fugir por um matagal. O policial Chicão foi atingido no abdômen, sendo socorrido para a Clínica Santa Bárbara, mas não resistiu e morreu.
A moto tomada de assalto foi abandonada no local. A Polícia Militar está no local e guarda a cena até a chegada do Departamento de Polícia Técnica.
Fonte: Interior da Bahia