segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Prefeita governava cidade do MA pelo celular


Foragida há uma semana, Lidiane Leite morava há 275 km da cidade que administrava. Ela é suspeita de desviar R$ 15 milhões da educação da cidade, onde há escolas que funcionam debaixo de árvores.
A prefeita Lidiane Leite (PRB), de 25 anos, administrava a cidade de Bom Jardim por meio de mensagens de celular. Entre festas, eventos sociais e a academia, a prefeita despachava com secretários pelo grupo de mensagens batizado de "Força Tarefa".
Lidiane é suspeita de desviar R$ 15 milhões da educação da cidade, onde há escolas que funcionam debaixo de árvores. Ela está foragida há uma semana, quando foi deflagrada a Operação Éden, da Polícia Federal.A prefeita também não morava na cidade que administrava — e sim há 275 km de distância, em São Luís. Ela responde a ações por cortar salários dos professores, não cumprir o calendário escolar e não regularizar o fornecimento de merenda.
Antes de assumir a candidatura no lugar do namorado, o pecuarista Beto Rocha, barrado pela Lei da Ficha Limpa, em 2012, Lidiane vendia leite na porta de casa e ajudava a mãe em uma loja de roupas.
Após assumir o cargo na prefeitura de Bom Jardim, ela foi afastada três vezes por enfrentar suspeitas de corrupção, mas voltou por meio de liminares.
Fonte: http://www.opopular.com.br/
x

Seleção de Mairi perde fora de casa

Na tarde deste domingo, 30 de agosto de 2015,  a seleção de Mairi jogou fora de casa, contra a seleção de Casa Nova, valendo pelo Campeonato Intermunicipal.
O jogo foi realizado no estádio municipal da cidade de Casa Nova. Mairi está na terceira colocação do grupo 1, com apenas 2 pontos em três jogos disputados na competição.
Casa Nova
Mairi
No dia 13 de setembro, a seleção de Mairi receberá a seleção de Remanso, para tentar se classificar para a próxima fase. Confira como está a classificação do grupo de Mairi:
Árbitro Central: Carlos Roberto dos Santos, de Senhor do Bonfim
Assistente 01: Givanildo Leandro Pereira, de Juazeiro
Assistente 02: João Batista Silva, de Juazeiro
Fonte: Agmar Rios

Morre vítima de acidente ex-vereador de Capela do Alto Alegre Áureo Ferreira

Áureo Ferreira deixa um grande legado e contribuição para o desenvolvimento dos municípios de Riachão do Jacuípe e Capela do Alto Alegre.

Uma colisão por volta das 18h30 deste domingo,30, na BR 324 trecho Gavião – Capim Grosso tirou a vida do ex-vereador de Capela do Alto Alegre Áureo Ferreira Oliveira, 80 anos.
Segundo informações, ele retornava do município de Ponto Novo onde possui fazenda, no veículo modelo Gol prata, placa KLL 5501 licença de Capela do Alto Alegre, quando colidiu com o Golf com placa de Gavião, conduzido por uma homem conhecido por João Cigano. Ainda de acordo com informações, João que é morador de Gavião seguia sentido Capim Grosso na companhia da esposa, ambos sofreram apenas ferimentos leves, enquanto o ex-vereador mesmo usando cinto de segurança não resistiu e morreu no local, distante cerca de 5 km da Gavião.
No impacto da batida o motor do Golf caiu e pegou fogo e os carros ficaram fora da pista, não tendo interdição do trânsito. Equipe do DPT de Jacobina esteve no local para realizar o levantamento cadavérico por volta das 22h30.
Vida pública
Áureo Ferreira deixa um grande legado e contribuição para o desenvolvimento dos municípios de Riachão do Jacuípe e Capela do Alto Alegre. Primeiro por Riachão em 1967 tomou posse pela primeira legislatura, pois, antes de Capela se emancipar pertencia a Riachão, onde foi eleito vereador por quatro vezes. Depois da emancipação de Capela, Áureo elegeu-se por mais quatro vezes, e a ultima legislatura foi entre os anos 2009 e 2012, quando desistiu de concorrer, mas na despedida dizia que iria continuar sempre a disposição do povo capelense.
Seo Áureo viveu também a grande façanha de se eleger e eleger um filho vereador e ocuparem cadeiras na Câmara juntos, foi assim com Arismário e Arielson Gomes. Arismário chegou a prefeitura do município e Áureo com vaga no legislativo.
Fonte: Calila Notícias

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Futebol Master Societe de veteranos define sua classificação

Na manhã deste domingo, 23 de agosto de 2015, foi realizada a última rodada da 1ª Copa de Futebol Master Societe no CT Antonio Fernandes (CT do fexa) na Comunidade do Fexa onde foram definidos os classificados para as semi-finais.
A copa contou com a participação de 08 equipes: CRUZEIRO FECHA, JUVENTUS DA PENHA, CENTRO, BONINA, INTERNACIONAL GALDINO, AROEIRA, POSTO PEDREIRA E A TERRA BRANCA.
A classificação ficou da seguinte forma:
1º Posto Pedreira;
2º Centro;
3º Cruzeiro do Fexa;
4º Internacional de Galdino;
5º Aroeira;
6º Bahia de São Pedro;
7º Juventus da Penha;
8º Bonina.
Os confrontos ficaram assim:
Dia 30/08
Posto Pedreira X Internacional

Centro X Cruzeiro do Fexa

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Seleção de Riachão campeã da Copa Jacuípe jogará amistoso contra o Vitória

Além do troféu de campeão 2015 da Copa Jacuípe de Futebol Sub - 20, o time de Riachão do Jacuípe ganhou uma visita a Salvador para um amistoso com o time do Vitória Sub - 17. A partida será nesta quarta-feira, 19 de agosto de 2015, às 15 horas, no Estádio de Pituaçu.
O jogo, solicitado pela deputada Neusa Cadore e articulado pela SUDESB (Superintendência de Desportos do Estado da Bahia), é mais uma premiação da competição que movimentou 16 times de 15 cidades no Território da Bacia do Jacuípe nos últimos dois meses.
 "Nós apoiamos a competição desde a primeira edição e o jogo com o Vitória é uma motivação e um presente para o vencedor do campeonato. As Copas têm um grande impacto na região e todas as equipes saem vencedoras porque quem ganha é o esporte, são os atletas que participaram", frisou a deputada estadual Neusa Cadore, liderança política que tem forte atuação no Território da Bacia do Jacuípe.

Atletas revelados

Nomes como o do lateral direito do Joinville, Mário Sergio foi revelado em edições anteriores do campeonato. Na competição deste ano, mais jogadores chamaram a atenção do mundo do futebol. Leozinho, 15 anos, atleta da Seleção de Ipirá, foi aprovado nos testes e agora integra a divisão de base do Bahia. Já do time de Quixabeira, Jonathan, eleito o melhor jogador da copa, foi contratado pelo Salgueiro, equipe de Pernambuco.
 A Copa Jacuípe foi uma realização do Consórcio Público da Bacia do Jacuípe e contou com investimentos do Governo do Estado por meio da Sudesb, além de parcerias com as prefeituras municipais e Sistema Sicoob. A competição teve início no dia 31 de maio e a final aconteceu no último dia 09 de agosto. Foram cerca de 400 atletas inscritos, mais de 55 partidas, com média de público acima de 400 pagantes por jogo e 2,7 gols por partida.

Ascom Neusa Cadore

Lourivânia Soares (jornalista)

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Homem é morto com vários tiros próximo a Pintadas

Na tarde de domingo, 9 de agosto de 2015, um homem foi atingido com vários tiros de arma de fogo, na BA 414, estrada que liga Pintadas a Ipirá.
O crime aconteceu nas proximidades de uma localidade conhecida como Campo de Bino, há aproximadamente 4 quilômetros da cidade de Pintadas.
Segundo informações de populares, Erivaldo Avelino, de 45 anos, foi atingido com vários tiros nas costas, no pescoço e na cabeça, não resistiu e morreu no local. 
Ainda segundo informações, Erivaldo era irmão de outro homem conhecido como Cal Eletricista, que morreu após sofrer um acidente de moto no dia 20 de dezembro de 2014, também na BA 414.
Fonte: VR14

Terceira edição da Copa do Jacuípe é encerrada com sucesso

A deputada Neusa Cadore prestigiou a final da terceira edição da Copa do Jacuípe neste domingo, 09, na cidade de Quixabeira. A competição foi encerrada com sucesso e atraiu um grande público ao estádio, além de lideranças de várias municípios, a exemplo dos prefeitos Pedro Lima, de Baixa Grande, e Edemilton dos Santos Rios (Dida), de Várzea da Roça.
O chefe de gabinete da Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), Gustavo Miranda destacou o êxito da competição. "Essa é a única Copa sub 20 que a Sudesb fomenta e estamos muito felizes e animados com a repercussão. Esperamos que no próximo ano a gente possa apoiar novamente porque  nosso intuito é levar o esporte para onde mais se precisa. O esporte é interação não só para os atletas, mas para as famílias e para quem vem para os estádios", afirmou.
"Todas as equipes saem vencedoras porque quem ganha é o esporte, são os atletas que participaram", frisou a deputada estadual Neusa Cadore, que apoiou a realização da competição desde a primeira edição. "As Copas têm um grande impacto na região, por isso nosso mandato propôs um debate na Comissão de Desportos da Assembleia Legislativa para discutirmos políticas públicas para fortalecer essas iniciativas".
O presidente do Consórcio da Bacia do Jacuípe e prefeito de Quixabeira, Eliezer Costa, agradeceu todos as equipes participantes e destacou o importante momento para o Território". O objetivo principal não foi fazer uma disputa para a cidade em si, mas fazer a integração dessa molecada nesse território inteiro. Tenho certeza de que vocês fizeram muitos amigos".
Final disputada - A equipe de casa enfrentou a seleção de Riachão do Jacuípe e tinha a vantagem de um gol, mas o time adversário abriu o placar. Antes de encerrar o primeiro tempo ainda houve reação da seleção de Quixabeira que fez um gol, mas  deixou escapar o título nos últimos minutos do segundo tempo. Após a disputa normal, a partida foi encerrada nos pênaltis com a vitória do time de Riachão.
A Copa Jacuípe foi uma realização do Consórcio Público da Bacia do Jacuípe através de convênio com a Sudesb – Superintendência de Desportos do Estado da Bahia, além de parceria com as prefeituras municipais e Sistema Sicoob. A competição que iniciou no dia 31 de maio, contou com a participação de 16 seleções de 15 cidades diferentes do território. Foram cerca de 400 atletas inscritos, mais de 55 partidas, média de público acima de 400 pagantes por jogo e 2,7 gols por partida.
                                            
                                            
Ascom Neusa Cadore
Com informações da Ascom Copa do Jacuípe
Lourivânia Soares

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Dupla invade estúdio e mata radialista em Camocim, no Ceará

Segundo a PM, os dois se passaram por anunciantes.
Radialista era conhecido por fazer denúncias contra políticos da região.

Um radialista foi assassinado a tiros na tarde desta quinta-feira (6) em Camocim, a 379 quilômetros de Fortaleza. Segundo a Polícia Militar, Gleydson Carvalho foi baleado durante a apresentação de um programa na emissora.
Ainda de acordo com a PM, dois homens chegaram ao local dizendo que queriam fazer um anúncio e renderam a recepcionista. Em seguida, eles invadiram o estúdio onde Gleydson apresentava um programa, dispararam contra o radialista e fugiram. Segundo testemunhas, na hora do homicídio, a transmissão estava com programação musical.
A vítima chegou a ser socorrida e levada para o Hospital Deputado Murilo Aguiar, mas morreu no caminho. A polícia segue nas buscas pelos suspeitos.
Gleydson Carvalho era conhecido na cidade por ser apresentador de um programa que faz denúncias contra políticos da região.
Fonte: G1.com

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Mais uma rodada de futebol master foi realizada no Fexa

Na manhã deste domingo, 02 de agosto de 2015, foi realizada mais uma rodada da 1ª Copa de Futebol Master Societe no CT Antonio Fernandes (CT do fexa) na Comunidade do Fexa com apoio da ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA CULTURAL CRUZEIRO DO FEXA, sendo seu presidente e organizadores: GIL de Jorge, Coió, Boza, Junior de Jaime, Sandro entre outros.
A copa conta com a participação de 08 equipes: CRUZEIRO FECHA, JUVENTUS DA PENHA, CENTRO, BONINA, INTERNACIONAL GALDINO, AROEIRA, POSTO PEDREIRA E A TERRA BRANCA, formadas apenas com atletas de Pintadas e Aroeira (Mairi) onde todos os jogos são realizados aos domingos a partir das 8 horas e 20 minutos. As equipes são formadas por atletas com mais de 35 anos de idade podendo ter até 2 atletas com idade de 30 a 35 anos que não tenha disputado o Campeonato pintadense além do goleiro com qualquer idade. 
A competição teve início no dia 12 de julho e vai até o dia 23 de agosto de 2015 onde todas as equipes jogam entre si, classificando as 04 equipes melhores colocadas para a segunda fase.
Até setembro, quando será conhecido o campeão, os atletas MASTER irão relembrar momentos que marcaram sua fase no esporte com atletas ainda em atividade como: Dal, Barata, Bujão, Didi entre outros, e ex-atletas, destacando também os mais velhos da competição: Jailton da equipe de Aroeira e Ismar da equipe do Posto Pedreira, ambos com 51 anos e o mais novo, o goleiro Marcelo da equipe da Penha.

Ismar e Jailton
Este evento conta também com apoio da Prefeitura Municipal de Pintadas, Secretaria de Esporte, Liga desportista de Pintadas e associações. 
 Internacional de Galdino
 Posto Pedreira
 Centro Comunitário
 Aroeira
 Terra Branca
 Juventos da Penha
 Cruzeiro do Fexa
Bonina

Mairi completará 118 anos de emancipação política

05 de agosto de 2015 Mairi completa 118 anos

Mairi é um município brasileiro do estado da Bahia. Localizado na Mesorregião do Centro-Norte Baiano e na Microrregião de Itaberaba. Sua população segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 2010 era de 19.336 habitantes.

História

Em 1591 a bandeira de Gabriel Soares de Sousa, partiu do rio Jaguaripe para Jacobina, em busca de minas de ouro e de prata. Em 10 de abril de 1655 grande sesmaria concedida a João Peixoto Vieiras pelo Governador D. Jerônimo de Ataíde (6º ), Conde. de Atouguia (1654-1657), entre os rios Paraguaçu e Jacuípe até suas nascentes. Em 1795, Foi construída a capela da Santa Cruz, por monges liderados por Frei Apolônio de Todi e os moradores. Em 1808 Saturnino Gomes de Oliveira registra a fazenda Santa Rosa de onde se originou a cidade de Mairi. Em 1822, o segundo proprietário da fazenda Santa Rosa, mudado o nome para Monte Alegre, faz doação de cem braças quadradas para edificação da capela sob a invocação de Nossa Senhora das Dores.
Anos mais tarde, em 1838 a Freguesia de Nossa Senhora das Dores de Monte Alegre, criada pela Lei Provincial nº 67, de 1º de junho. Em 1857 a Vila de Nossa Senhora das Dores de Monte Alegre, erecta em 31 de dezembro pela Lei Provincial nº 669. Em 1889, a Câmara de Vereadores adere ao regimento republicano em sessão de 30 de novembro, dois anos mais tarde, em 1893 a Instalação da Intendência e Conselho Municipais, em sessão de 7 de janeiro. Em 1897 a vila de Nossa Senhora das Dores de Monte Alegre é elevada à categoria de cidade, em 5 de agosto, pela Lei Estadual nº 196.
Em 1924, a Fundação da Sociedade Lítero-recreativa 7 de setembro, por iniciativa do juiz Álvaro Olympio Pinto de Azevedo, em julho. Dis anos mais tarde, em 26 de junho de 1926 os revoltosos da coluna Prestes invadem a cidade. Em 1937, é lançado a primeira pedra, em 12 de novembro, da torre da Igreja Matriz.O Primeiro serviço de luz elétrica instalado foi instalado em 2 de outubro de 1949.
Em 1956, o Ginásio de Monte Alegre é fundado pelo Dr. José Vieira da Silva. Em 14 de novembro de 18959, é criada a Diocese de Ruy Barbosa, pela bula Mater Eclesiae, pelo Papa João XXIII. Em 30 de dezembro de 1960, é fundada a Rodovia ligando Mairi a Baixa Grande. Em 1970, é Inauguração do Hospital Municipal Nossa senhora das Dores. Em 1971, é criada a Energia hidrelétrica de Paulo Afonso, pela Companhia de Energia hidroelétrica de São Francisco (CHESF). Instalação do serviço telefônico em convênio com a telecomunicação da Bahia S/A: Telebahia. Hoje Telemar. Em 1982 foi inaugurado o serviço de abastecimento de água canalizada à cidade a encargo da Empresa Baiana de Água e Saneamento S/A: Embasa.

Prefeitos

Major Nilo da Rocha Rios - (1930)
Hermes Cohim Moreira - (1930)
Médico Benedito Antônio Pereira - (1938)
Patrício Francelino da Silva - (1940)
Oldaque de Lima Mascarenhas - (1945)
Reinério de Souza Rocha - (1945/1947)
Abelardo Cohim Moreira - (17 de Janeiro de 1948/abril-1951)
Médico Manuel Soares Neto - (1951/abril-1955)
Alfredo dos Reis Navarro - (7 de Abril de 1955/abril-1959)
Carlos de Oliveira Nunes - (7 de Abril de 1959/abril-1963)
Carlos Raimundo de Almeida Moreira - (7 de Abril de 1963/abril-1967)
Carlos de Oliveira Nunes - (7 de Abril de 1967/janeiro-1971)
Raimundo Augusto dos Santos - 1972 e 1973
Carlos de Oliveira Nunes - 1974 - 1976
Raimundo Augusto dos Santos - (1977/1982)
Deraldo Cedraz Carneiro - (1983/1988)
Raimundo Augusto dos Santos - (1989/1992)
Deraldo Cedraz Carneiro - (1993/1996)
Ramon Gonzalez Miranda - (1 de Janeiro de 1997/2000)
Raimundo de Almeida Carvalho - (1 de Janeiro de 2001/2008)
Antônio Cedraz Carneiro - (2009/2012)
Raimundo de Almeida Carvalho - (1 de Janeiro de 2013/2016)








sábado, 1 de agosto de 2015

Presidente do Consórcio Jacuípe assina termo de cooperação para cessão de máquinas para manutenção de estradas do território

Na terça-feira, 28 de julho o presidente do Consórcio Jacuípe e prefeito de Quixabeira, Eliezer Costa, assinou um termo de cooperação técnica com o governo estadual para transferência de equipamentos e pessoal do antigo Derba (Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia), para o desenvolvimento da manutenção de parte das estradas do Território.
A solenidade, realizada no auditório da Secretaria de Infraestrutura, em Salvador, contou com a  presença do Governador Rui Costa, do secretário da Seinfra  Marcus Cavalcanti, de Josias Gomes, da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) da Bahia, de Rodrigo Pimentel de Souza Lima, chefe de Gabinete da Secretaria de Administração, além de  deputados federais, deputados estaduais, assessores das prefeituras, também participaram os prefeitos do Território Bacia do Jacuípe, Pedro Lima de Baixa Grande, Joseney da Silva (Ney do Banco) de Capela do Alto Alegre, Edenivaldo Mendes (Corujão) de Pintadas, Tania Regina de Riachão do Jacuípe, Sivaldo Rios de Capim Grosso, o vice-prefeito de Várzea da Roça Dailson Silva (Dai de Geraldo) o vereador do mesmo município  Gessival Santana (Gerson de Orádio), e o vereador de Pintadas Valberto Sena.  
Na ocasião, Eliezer e mais 9 presidentes dos Consórcios, assinaram um acordo que prevê o repasse de 174 bens móveis do extinto Derba, sendo 10 Usinas de Asfalto, 20 Caminhões Basculantes, 6 Caminhões Carrocerias, 6 Caminhões Espargidores, 10 Caminhões Lubrificadores, 10 Caminhões Pipas, 6 Caminhões Transportes, 19 Carregadeiras Frontais, 8 Distribuidores de Agregados, 1 Escavadeira Hidraulica, 3 Grades de Discos, 6 Minis Carregadeiras, 16 Motoniveladoras, 7 Retros Escavadeiras, 4 Roçadeiras Hidráulicas, 10 Rolos Comp. Pé de Carneiro, 10 Rolos de Pneus, 11 Tratores de Esteiras, 07 Tratores de Pneus, 04 Vassouras Mecânicas.
Também foi autoriza a cessão de 194 Servidores para as seguintes regiões: 22 RM Brumado, 14 RM Cipó, 19 RM Morro do Chapéu, 21 RM Feira de Santana, 15 RM Itaberaba, 26 RM Jequié, 21 RM Itabuna, 12 RM Jacobina, 21 RM Itapetinga, 23 RM Casa Nova. Esta ação irá beneficiar 158 municípios.
“Estamos implantando um novo padrão de gestão, com ferramentas inovadoras, transferindo aos consórcios equipamentos e funcionários para que possam ser feitas obras nos municípios, como a manutenção de estradas entre 10 km e 50 km de extensão a um custo menor. Estamos aliando a maior capacidade do Estado nos recursos necessários com a capilaridade dos municípios”. Destacou o Governador Rui Costa.
A contrapartida dos municípios prevê o rateio dos custos operacionais e a pavimentação de 315 quilômetros de estradas estaduais, ligações com rodovias federais e outros 262,5 quilômetros de estradas em revestimento primário. “Cada consórcio será responsável pela manutenção de uma rodovia selecionada em conjunto pelos integrantes do consórcio”, explica o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti. Segundo ele, o processo de cessão para os primeiros dez consórcios intermunicipais será concluído, em até 90 dias, e uma segunda etapa já está em andamento.
“Estas máquinas irão aumentar a capacidade dos municípios realizar suas obras de infraestrutura, agora nós temos que replanejar a receita municipal e buscar recursos para termos condições de trabalhar, através de convênios com o governo estadual e federal ”. Afirmou o presidente do Consórcio Jacuípe Eliezer.

Os 10 Consórcios Públicos Habilitados são:
1.     Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do ALTO SERTÃO - CDS DO ALTO SERTÃO
Presidente, Prefeito de Guanambí, Charles Fernandes/PP
2.     Consórcio Intermunicipal da APA do Pratigi - CIAPRA BAIXO SUL
Presidente, Prefeito de Ibirapitanga, Dr. Ravan/PSD
3.     Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Portal do Sertão - CDS PORTAL DO SERTÃO
Presidente, Prefeito de Irará, Derivaldo Pinto/PT
4.     Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território de Irecê - CDS DE IRECÊ
Presidente, Prefeito de Irecê, Luizinho Sobral/PTN
5.     Consórcio Intermunicipal do Médio Rio das Contas - CIMURC
Presidente, Prefeito de Itagí, Railton/PT
6.     Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriça - CDS VALE DO JIQUIRIÇA
Presidente, Prefeito de Lafaeiete Coutinho, Zé Cocá/PP
7.     Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território da Bacia do Jacuípe - CDS BACIA DO JACUÍPE
Presidente, Prefeito de Quixabeira, Eliezer/PT
8.     Consórcio Intermunicipal do Semiárido Nordeste II - CISAN
Presidente, Prefeito de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia/PSD
9.     Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal - CONSISAL
Presidente, Prefeito de Serrinha, Osni/PT
10.  Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Sertão do São Francisco –CONSTESF
Presidente, Prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti/PDT




Fonte: VR14

Uma leitura de memória. Viva o povo capelense


Autor: Ângelo Almeida


Aqui no sertão do nordeste da Bahia, nessa área é preciso uma busca de informações das nossas culturas, somos todos sertanejos nessa Bacia do Jacuípe. Um só povo, uma só cultura, um só desejo que visa dias melhores para um povo de luta, superação em frente ao sofrimento. Entretanto, enquanto não se vem esse dia, vamos dá boas risadas, resgatar a alegria essa amiga quem nos faz viver melhor em meio a tantas decepções que se ouve e se vê com o povo brasileiro.
 Com certeza, hoje, estou feliz por finalizar um longo trabalho de pesquisa, entrevistas e leitura de memória dos meus tempos da infância em Capela do Alto Alegre. Uma felicidade compartilhada através dos casos desta cidade onde meus pais herdaram a cultura e todo conteúdo familiar, minha cidade natal.
 Aqui no neste 9 (nono) livro, agora, no estilo da literatura brasileira, em forma de contos, com um tom de humor daqueles que promove o leitor a dá gargalhadas  de torcer as tripas. Esse livro agrada sim aos meus amigos, na sua maioria, todos idosos, eu ainda criança amava ouví-los nos passeios e na Praça Joaquim Machado no passeio da Igreja.
 O quê me lembro dos capelenses? São situações, comportamentos, notícias, interatividade, relacionamento interpessoal, onde em um cafezinho acolá, um prato à mesa com cuscuz e ovo frito daqueles que as muitas vezes degustei no Povoado de Ipiraí na residência de Tonha e Zome. Este casal e tantos outros personagens constroem uma narrativa, um diálogo que nos remetem a pensar com humor. Estes personagens são eles as pessoas mais importantes para mim e para o povo capelense.
 Precisamos recordar das nossas origens, das brincadeiras, diga-se, brincadeiras sadias do Zé de Daniel e Arnério, quando um era apelidado de queixo-duro e o barbeiro Zé Daniel fez aquela brincadeira, – dizem por aí que se dizer queixo-duro tem um homem que desce pra porrada. Este Arnério, não se mexeu daquela cadeira, pois travada estava a navalha na área da veia jugular próximo a sua garganta. O que se viu foi, – os olhos revirarem pra direita e esquerda. E todo recinto as gargalhadas.
 O que dizer da minha avó, apelidada, acredite de verdade, de “Dona Rola”. Oxente que quer isso? Foi verdade se visitares a rua Manoel Gonçalves, centro de Capela, todos os moradores conhecem alguma dessa histórias. E porquê esse apelido? A minha avó respondeu, – em tempos de plantação de milho e feijão, as rolinhas fogo pagou, pegava em arapucas que eu criava, então os vizinhos descobriram que minhas arapucas eram das boas, por fim me apelidaram: Dona Rola.  Está vendo que não era maldosa as brincadeiras? Ô povo da cabeça contaminada.
 
Onde adquirir o livro “Viva o povo capelense”, publicado por Clube de Autores e Agbook, bem como, divulgado na Google Play:
 
Ângelo Almeida
Escritor, Psicanalista e Teólogo Cristão

Mel é transformado em combustível em empresa no interior da Bahia

Proprietário de uma empresa produtora de mel no município de Barra do Choça,no sudoeste da Bahia, o apicultor Luiz Jordans desenvolveu um projeto que possibilita a transformação do alimento em álcool combustível.Por meio da ideia, o empresário diz que zerou o descarte de mel no empreendimento e hoje mantém um veículo usado nos negócios apenas com o combustível alternativo.
Ao G1, Jordans explicou que a empresa produz dez mil quilos de mel por mês. Neste período, 100 quilos, que equivale a 1% da produção, acabavam sendo descartados por oferecerem risco ao consumo humano. O produtor tinha opção de transformar o percentual de descarte em ração para as próprias abelhas, entretanto, o risco de fermentação poderia colocar a vida dos insetos também em risco.
“Temos uma produção sustentável e não queríamos jogar esse percentual descartado no meio ambiente. Isso nos incomodava”, ressaltou sobre o incentivo para o início dos estudos.
Em 2011,o empresário afirma que a empresa iniciou um processo de pesquisa que possibilitasse o aproveitamento do mel descartado no processo de produção. Com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), foi identificada a possibilidade de transformar o descarte em álcool alimentício.
Fonte: VR14