A Associação Desportiva 9 de Maio lançou no sábado, 28 de novembro a terceira edição do Projeto Camisa 9, na Praça Manoel Pantaleão, onde foram desenvolvidas várias atividades durante o dia e as 16 horas aconteceu um jogo amistoso entre as equipes do 9 de Maio e o Esporte Clube Bahia, na categoria sub 16.
O evento iniciou com um desfile dos núcleos esportivos que o projeto atua na sede e nos povoados, saindo do Colégio Normal para a praça Manoel Pantaleão, onde aconteceu apresentação de karatê, de música percussiva da Associação Padre Ricardo e as falas dos representantes poder público.
O jogo amistoso que foi realizado as 16:00 horas, entre o Bahia X 9 de Maio, acabou com a vitória, do time da casa, o 9 de Maio, jogou toda a partida por igual, saindo com um empate no primeiro tempo e tendo a felicidade, de abrir o jogo no segundo tempo e conseguir manter o resultado até o final.
A Associação Desportiva 9 de Maio surgiu após a formação do Clube de mesmo nome em 9/5/1987, a iniciativa foi idealizada por Marinor Carneiro de Sena, José Ferreira de Oliveira Filho e Lenivaldo Lima da Silva com uma proposta voltada para a prática esportiva de forma mais organizada no município de Pintadas. A tradição e a força do então Clube Desportivo 9 de Maio impulsionaram os idealizadores deste Projeto Esportivo a pensar numa estrutura maior cujo alcance abrangesse outras áreas que servissem para apoiar e desenvolver programas educativos e sociais que atendessem a uma demanda maior de crianças e adolescentes do município.
Dentre as ações desenvolvidas pela Associação, destaca-se o Projeto Camisa 9, que é realizado em parceria com a SUDESB, e chega à sua terceira edição. Nessa etapa, estão sendo atendidos 400 alunos nas modalidades de futebol de campo, futsal, vôlei e basquete. As turmas estão localizadas na sede e em três povoados; Raspador, Santo Antônio e José Amâncio.
“Precisamos desse tipo de jogo fora de casa, com torcida adversaria, arbitro local, uma série de coisas, que venha exigir, que venha cobrar dos jogadores. Eles superando essa dificuldade, evidentemente eles são jogadores que tem uma boa atuação e esses jogadores que se destacar, irá nos dar confiança para poder aprova-los”. Disse o treinador do time de base Bahia, Édilio Gome.