Uma figura importante para a história do cangaço faleceu na madrugada desta quarta-feira, 09, no município alagoano de Piranhas, distante 280 km da capital Maceió. Trata-se de Elias Marques Alencar, 96 anos, que morreu de falência múltipla dos órgãos. Elias participou da emboscada que tirou a vida do cangaceiro mais temido de todos os tempos, o Lampião.
Elias era último integrante vivo da volante que matou Lampião. Junto com outros policiais, ele matou Virgulino Ferreira no dia 28 de julho de 1938 na Grota de Angicos, situada no município de Poço Redondo (SE).
O corpo do ex-volante Elias Marques Alencar foi velado em sua residência localizada no centro de Olho D’Água do Casado, Sertão de Alagoas. Segundo alguns historiadores, Elias fez parte do bando do tenente João Bezerra, líder da volante que atacou o grupo de Lampião, formado por nove cangaceiros e ainda sua amada Maria Bonita, todos executados a tiros.
As cabeças dos cangaceiros foram decepadas e expostas em cidades para comprovar o feito que praticamente encerrou a atuação de grupos de cangaço no Nordeste brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário