Oficinas, mostras de vídeo e teatro, performances musicais, atividades esportivas e debates integram a décima edição da Semana Cultural de Pintadas que teve início dia 02 deste mês e segue até quarta-feira, 09, data em que se celebra o aniversário de 27 anos de emancipação política do município. Esta edição é marcada pelo encontro de várias linguagens artísticas, como dança, cinema, grafite, hip hop, percussão, além do já tradicional samba de raiz, numa forte demonstração da diversidade cultural da Bacia do Jacuípe e da Bahia.
“A semana cultural é uma ferramenta de resistência, mas entendemos que para isso acontecer não é necessário excluir, mas sim possibilitar o encontro das várias identidades e expressões artísticas”, destaca Vandelson Gonçalves, coordenador da atividade. Para ele, uma das contribuições do evento é a promoção da pluralidade das manifestações dentro de uma metodologia pedagógica, utilizando as novas tecnologias e promovendo encontros surpreendentes como o que ocorreu no cortejo cultural, entre um grupo de baianas e de jovens percussionistas.
O evento é organizado pela Companhia de Artes Cênicas Rheluz e a secretaria de cultura local, com apoio do IRDEB (Instituto de Radiodifusão da Bahia), do SICOOB Sertão e do Núcleo de Comunicação Digital Pensar Filmes. Todos os participantes contam com uma vasta programação que abrange mais de 20 atividades durante os nove dias. O encontro reúne grupos culturais, artistas e agentes da cultura de cerca de 25 municípios. Além destes, Pintadas recebe a visita de 20 alemães que participam do intercâmbio cultural ministrando oficinas e compartilhando experiências. Ano passado foi a Companhia Rheluz que enviou representantes à Alemanha para participar da Semana Cultural SiebenGiebelHoff, que aconteceu na cidade de Parchin, norte do país.
Outro destaque da Semana Cultural deste ano é a Mostra de Cinema e Vídeo com projeção de filmes realizados por jovens do município, a exemplo de “A Tarefada”, de Vandelson Gonçalves; e “Pré-Tensão”, de Rubens França; Também foram exibidos “Desvelo”, de Clarissa Rebouças, com locações em Pintadas, e “Capitães de Areia”, de Cecília Amado, com a presença do ator Israel Gouveia (Sem-Pernas). Nos últimos anos, Pintadas tem se configurado como um polo de ensino e produção audiovisual a partir do Ponto de Cultura Pensar Filmes que já capacitou 36 jovens na linguagem cinematográfica.
Fórum Cultural – Nesta quarta-feira acontece um dos momentos mais importantes da agenda da Semana, o Fórum Cultural Regional, com a presença confirmada de Albino Rubim, secretário estadual de Cultural, de gestores municipais de cultura e de representantes dos GTs de Educação e de Comunicação da Bacia do Jacuípe. O debate será realizado pelo oitavo ano e tem como objetivo discutir a articulação cultural no Território para avançar na organização e nas políticas públicas de cultura que possam estimular e fortalecer a cadeia produtiva da cultura, bem como inseri-la na dinâmica do desenvolvimento local. O encerramento da semana cultural acontece à noite com show do cantor e compositor mineiro Zé Geraldo.
Comemoração - Este ano marca uma década da realização das semanas culturais em Pintadas pela Companhia de Artes Cênicas Rheluz, organização não governamental fundada em 1998. Durante este período mais de quinhentas pessoas já passaram pela ong, uma das referências da Bacia do Jacuípe na defesa das políticas públicas de cultura, na formação cidadã e na inclusão social de adolescentes e jovens, sendo reconhecida nacionalmente e na Bahia.
http://www.baciadojacuipe.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário