segunda-feira, 28 de abril de 2014

Jovens de Mairi e região viajam para trabalhar em usina no interior de São Paulo

Vários jovens do município de Mairi e região viajaram na tarde desta segunda-feira, 28 de abril de 2014, para trabalhar em uma usina de fabricação de açúcar e álcool no Estado de São Paulo. 
Os trabalhadores saíram do Terminal Rodoviário da cidade de Mairi em dois ônibus da empresa Emtram com destino ao município de Santa Bárbara d’Oeste, no interior paulista, a cerca de 130 km de São Paulo, para trabalhar na Usina Açucareira Furlan S/A.
De acordo com informações, foram 80 jovens de Mairi, juntamente com outros jovens de Pintadas, Ipirá, Itaberaba e de outros municípios. Desta região, viajaram cerca de 120 jovens, em três ônibus.
A Usina Furlan S/A foi fundada em 1910. No princípio era fabricado o açúcar Batido; uma espécie de açúcar mascavo. Batido porque o caldo era condensado em grandes tachos, e usava enxada para mexer e bater a massa, daí o nome açúcar Batido.
A colheita ou safra da Agroindústria canavieira historicamente ela começa em abril. A previsão é que os trabalhadores retornem a sua terra natal após completar 8 meses de trabalho.



Fonte: Agmar Rios

Uma em cada 11 cidades do país tem uma homônima

Cinco estados possuem uma Bom Jesus, a campeã de registros.
País também tem as ‘famosas’ Nova Iorque, Barcelona e Buenos Aires.

Uma em cada 11 cidades do país tem em outro estado um município com o nome idêntico ao seu. São 505 das 5.570. É o que mostra um levantamento feito pelo G1 com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A cidade com mais homônimas é Bom Jesus . Cinco estados possuem um município com esse nome: três no Nordeste (PB, PI e RN) e dois no Sul (RS e SC). O número só não é maior porque não entram na conta as outras 15 Bom Jesus com algum sufixo no nome, como "da Lapa" e "da Penha".
São Francisco e Santa Inês estão entre as cidades com quatro nomes iguais espalhadas pelo país. São 32 ao todo. Já Belém faz parte do grupo das com três exemplares (60 no total). Outros 408 municípios são “gêmeos”.
Não há cidades homônimas em um mesmo estado e, desde 1984, uma lei determina a consulta ao IBGE na criação ou na alteração para que um nome já existente em todo o Brasil não seja adotado.
Para a professora Patrícia Carvalhinhos, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, uma das explicações para o alto número de cidades com nome igual é o modo de povoação.
“Na época do Marques de Pombal, por exemplo, havia uma política instituída de transformar nomes de aldeias indígenas em nomes de cidades portuguesas. Muitas dessas homônimas foram criadas assim, especialmente no Nordeste.” Ela ressalva, no entanto, que é preciso analisar caso a caso para se chegar à origem dos nomes.
O fenômeno não está restrito ao Brasil. Nos EUA, por exemplo, pelo menos 35 estados contam com um município com o nome Springfield (cidade-tema do seriado “Os Simpsons”).
Segundo Patrícia, que ministra a disciplina “Toponímia geral e do Brasil”, como não há uma proximidade territorial, é difícil que surjam problemas devido à semelhança, o que costuma ocorrer com ruas, por exemplo.
“A própria população desenvolve na oralidade artifícios para fazer a diferenciação. Quando se fala em Rio, por exemplo, todo mundo sabe que é Rio de Janeiro e não outra cidade precedida por Rio”, diz.
Sobre a campeã Bom Jesus  e as vice-líderes São Francisco, Santa Inês, entre outras, a professora da USP diz que muitas cidades surgiram em locais focos de devoção.
“Além disso, houve no Brasil uma tentativa de enfraquecer nomes indígenas, colocando um vocábulo católico, como uma catequização”, afirma Patrícia.
De acordo com o levantamento do G1, 543 cidades (ou 10% do total) têm um nome com os prefixos ‘santa’, ‘santo’ ou ‘são’.
Presidentes da República também são alvo de inspiração. Há uma Presidente Juscelino no MA e uma em MG, uma Presidente Dutra na BA e uma no MA, uma Presidente Bernardes em MG e uma em SP e uma Presidente Médici no MA e uma em RO. Espírito Santo e Tocantins também possuem uma Presidente Kennedy.
Às vezes, apenas uma letra diferencia os nomes, como Areia e Areial, ambos na Paraíba (PB). Existem uma Presidente Castelo Branco, com um "l', no Paraná, e uma Presidente Castello Branco, com dois "l', em Santa Catarina, que não entram na conta das homônimas.


Daniel Alves responde a racismo comendo banana jogada por torcida

Daniel Alves já declarou que sofre com o racismo desde que começou a jogar na Espanha.
O lateral baiano Daniel Alves respondeu de uma maneira inusitada às demonstrações de racismo de que foi alvo mais uma vez no Campeonato Espanhol. Neste domingo, na vitória de 3 a 2 do Barcelona sobre o Villarreal, o baiano mais uma vez viu bananas serem jogadas da arquibancada em sua direção.
Ao se preparar para cobrar um escanteio, o jogador se abaixou, pegou uma das bananas e comeu. Logo em seguida, ele fez a cobrança e seguiu o jogo como se nada tivesse acontecido.
"Incidente com a banana? Estou na Espanha há 11 anos e isso acontece desde o início. Você tem que rir desses retardados. Eu não sei quem jogou, mas tenho que agradecer, pois me deu energia para outros dois cruzamentos que acabaram em gol", disse Daniel Alves após a partida, segundo o Trivela. O lateral baiano também se pronunciou por seu perfil no Instagram. "Meu pai sempre me falava: filho come banana que evita cãibra rsrs, como adivinharam isso? hahaha
Neymar também comentou o caso através de seu Instagram. "Deeeeeitou @danid2ois .... TOMAAAAAA BANDO DE RACISTAS .... #SOMOSTODOSMACACOS e dai?", escreveu o atacante.
O caso não é novidade. Em 29 de março, torcedores do clube catalão Espanyol imitaram macacos e jogaram uma casca de banana no campo na tentativa de ofender os jogadores brasileiros Neymar e Daniel Alves. A partida, vencida pelo Barça, foi no estádio Cornellà-El Prat, do Espanyol.
Daniel Alves já declarou que sofre com o racismo desde que começou a jogar na Espanha. Ele também já foi alvo de ofensas racistas ao jogar contra o Real Madrid. Ao responder perguntas sobre o assunto, em 2013, disse ser algo comum. “Infelizmente é uma guerra perdida até que se tomem medidas mais drásticas”, afirmou. 

As informações são do Correio.

Capela do Alto Alegre – Força Jovem de Campo Alegre é campeão do Campeonato Rural

A partida aconteceu no campo da União, a equipe da casa jogava pela vantagem no empate, mais o jogador Solon se encarregou e fez dois para a equipe da casa, fazendo assim uma vitória mais preciosa. Os gols foram feitos aos 32 e 41 minutos do primeiro tempo. No segundo tempo o Bahia de Ipirá tentou reverter o quadro, algum atleta recorreu à violência, o que o árbitro Moaci não tolerou e expulsou logo aos 6 minutos, com 2 a menos não conseguis desenvolver e a equipe da casa, dedicou mais na defesa, e com este resultado a partida foi encerrada dando o título de Campeã equipe de Campo Alegre.
O Campeonato Rural de Capela do Alto Alegre, edição 2013/2014 teve início em 08 de dezembro de 2013, envolvendo 8 equipes foram elas: Cajueiro, Campo Alegre, Capelinha, Conceição, Ipiraí, Lagoa das Flores, Tanquinho I V. Queimada.
Força Jovem Campo Alegre Venceu jogando com: Gustavo, Idelflan, aquinho, Lon, Walter, Gilson, Marcos, Geirlan, Cuinha, Edemilson, Silas Patrick, Pim, Gabriel, Café, Washington, Keno, Solon e Toinho
Trio de Arbitragem: Árbitro: Moacir Souza Machado, Assistente 01: Almir de Jesus Rios e Assistente 02: Giovanildo Santos Brito.
Bahia de Ipiraí: Raul, Ronei, Jamanta, Dui, Edcarlos, Tota, Joca, Jardeu, Jariel, Juarez, Rogério, Charle, Girlan, Bombon, Zulmiro e Artur.




















Fonte: Foguinho Eventos

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Garotas de programa amarram homem que não quis pagar 'serviço' em Caetité

Uma confusão em um bar na cidade de Caetité, no sertão baiano, teve um motivo, no mínimo, inusitado. Um homem tentou agredir uma garota de programa, após manter relação sexual e recusar-se a pagar a quantia pedida pelos serviços.
A mulher reclamou da falta de pagamento, por esse motivo o homem tentou espancá-la. Após discussão intensa o caloteiro tentou  agredir a mulher que, aos gritos, pediu socorro a suas companheiras de profissão.
As mulheres partiram para cima do homem, que foi dominado e amarrado. A Policia Militar foi acionada e dirigiu o agressor e mal pagador até a Delegacia Policial de Caetité. O homem, que é morador da comunidade de Lagoa de Félix Pereira, pode ser enquadrado na Lei Maria da Penha.
O fato aconteceu no Bar do Fernando, local bastante conhecido pelos homens que procuram prazer com mulheres de programa. 
(Informações do Caetité Notícias).

Policia troca tiros com bandidos, prende dois e uma moto no município de Pintadas

Na manhã dessa quarta-feira, 23 de abril de 2014, as policias Civil e Militar de Pintadas fizeram uma ação em busca de bandidos que vem traficando drogas e assaltando comerciantes na cidade.  Uma ação já tinha sido feita, mas nenhum bandido foi preso. A Policia conseguiu apreender algumas armas de fogo pesadas no trecho onde os bandidos dormem.
Na ação desta quarta-feira, terminou em troca de tiros entre policiais e bandidos. A operação contou com reforço da policia de Ipirá que enviou uma viatura com 04 policiais que ajudaram a prender um elemento conhecido como Chico, que portava uma Pistola. Os outros bandidos conseguiram fugir.
A troca de tiros aconteceu dentro de um terreno de propriedade do Senhor Vitor, que fica alguns metros fora da cidade. Com a fuga dos outros bandidos, a polícia continuou as buscas.
Na mesma ação, a policia recebeu uma denuncia de que um indivíduo estava em uma moto POP 100 colocando de uma roda nas proximidades do Conjunto Habitacional Nove de Maio, rapidamente a policia foi acionada ao local e pegou em flagrante o Jovem conhecido como Cebolinha, colocando a moto de uma roda. O jovem foi preso e a moto apreendida.
Cebolinha já tem algumas passagens pela Policia pelas mesmas situações que vem praticando com a sua moto. Os dois foram encaminhados para a Delegacia de Policia da cidade e estão à disposição da Justiça.

Fonte:  Santhiago Radialista

sábado, 19 de abril de 2014

Narrador Luciano do Valle passa mal em avião e morre aos 66 anos

Ele chegou a ser levado a um hospital, mas não resistiu. As causas da morte ainda são desconhecidas.
O narrador esportivo Luciano do Valle, de 66 anos, morreu na tarde deste sábado (19). Ele passou mal durante uma viagem de avião para Uberlândia (MG), onde narraria a partida entre Atlético-MG e Corinthians pela primeira rodada do Brasileirão. Ele chegou a ser levado a um hospital, mas não resistiu. As causas da morte ainda são desconhecidas.
Segundo a TV Bandeirantes, emissora onde trabalhava, o narrador foi atendido por um médico ainda no avião e sofreu uma morte súbita. “As hipóteses vão de interdição de aorta, a um infarto, e isso só será definido após necropsia. Ele não sofreu e teve o atendimento que precisava”, disse o médico ao site da emissora.
Luciano do Valle completou, em 2013, 50 anos de carreira. Ele era o principal narrador esportivo da TV Bandeirantes, onde teve duas passagens, de 1983 a 2003 e depois de 2006 até os dias de hoje. Ele iniciou a carreira na Rádio Brasil, de Campinas, e seguiu para a Rádio Gazeta, de São Paulo. Além da TV Bandeirantes, o narrador passou por SBT, TV Globo e Record.
Além de narrador de futebol, Luciano do Valle foi divulgador dos esportes olímpicos. Narrou boxe e lançou o boxeador Adilson Rodrigues “Maguila”. Também foi ícone da geração de prata do vôlei masculino na década de 80. No basquete, deu os apelidos de Magic Paula e Rainha Hortência para as jogadoras de basquete feminino Maria Paula Gonçalves da Silva (armadora) e Hortência Maria de Fátima Marcari (ala), respectivamente, quando o time feminino conquistou o Mundial em 1994.
Luciano também apresentou ao Brasil a Fórmula Indy, a liga norte-americana de basquete, a NBA (sigla em inglês), e a liga de futebol americano, a NFL (sigla em inglês). Segundo a Bandeirantes, Luciano não pensava em aposentadoria. Em 2012, chegou a se afastar das suas funções devido a um problema de saúde, mas se dizia entusiasmado com os próximos eventos esportivos do Brasil.
Fonte: Acorda Cidade

domingo, 6 de abril de 2014

Artistas se despedem de José Wilker; veja vídeos

Corpo do ator é velado neste domingo no Teatro Ipanema, Zona Sul do Rio.
Ele morreu aos 67 anos em decorrência de um infarto.

O corpo de José Wilker é velado desde a noite de sábado (5) no Teatro Ipanema, na Zona Sul do Rio. Neste domingo (6), artistas compareceram ao velório para se despedir do ator, que morreu aos 67 anos em decorrência de um infarto. A cerimônia, que foi aberta ao público às 23h40, termina às 15h deste domingo. Em seguida, às18h, ele será cremado no Memorial do Carmo, no Caju, Zona Portuária. Veja abaixo vídeos com os depoimentos dos colegas.

Fonte: G1.com

Pintadas Cooperativa de Reciclagem é exemplo no Território de Identidade da Bacia do Jacuípe

Equipe
De acordo com Walter Menezes presidente e demais membros da diretoria da Cooperativa de Reciclagem de Pintadas criada em 2014,  que é exemplo no território de identidade da Bacia do Jacuípe.
A Coleta seletiva em Pintadas é o resultado de um pequeno projeto segundo informações de Walter Menezes Presidente da Cooperativa que afirma que com apoio de amigos e parceiros se torna cada dia mais forte.
 Na ultima quarta-feira 02 de abril de 2014, saiu da cidade de Pintadas um caminhão com 9 toneladas de material reciclável saiu de Pintadas com destino a Feira de Santana ainda  segundo informações da equipe da Cooperativa a cada 45 dias é transportado um caminhão com 9 toneladas do material já prensado .
Os matérias reciclável é recolhido no município de Pintadas sendo assim na sede e na zona rural por a equipe da Cooperativa através de reboques que é levado para um galpão onde é selecionado itens por itens passando pelo processo de prensagem.
O Galpão fica localizado na saída para o Povoado de Mandacaru, segundo Walter esta previsto para esse mês de abril trabalhar com um reboque e trator. 
                                                                  Caminhão Carregado
                                                                       Reboque 
                                                                        Prensa
Galpão
Fonte:  Walter Menezes