Uma nova maneira de ensinar, ou melhor compartilhar conhecimentos está sendo desenvolvida na escola Gedivan Silva Lima do povoado de Raspador município de Pintadas, através da combinação entre educação contextualizada e o cooperativismo, que resultou na criação de uma Cooperativa Mirim, envolvendo alunos do quinto ao oitavo ano onde eles desenvolvem ações e trabalhos igual a gente grande.
O projeto é uma iniciativa da cooperativa Ser do Sertão em parceria com o Programa Despertar e a secretária de educação municipal que busca trazer para o ambiente escolar os princípios e ações do cooperativismo.
A Cooperativa Mirim, gerencia e cultiva um quintal escolar, onde são produzidas hortaliças, verduras que são usadas na cozinha da própria escola, e a produção de mudas de nativas e frutíferas que são comercializadas em outros locais com o auxilio da cooperativa Ser do Sertão, o projeto trouxe para este espaço educacional novos conceitos e ações sobre trabalho, estudo e interação social.
Uma das ações trazidas pela iniciativa, é o contato dos alunos com novas tecnologias de produção agrícola como sistemas de irrigação por gotejamento e aspersão e a horta suspensa que podem ser utilizadas na escola, em casa. Quanto, ou nas suas propriedades rurais de elas suas famílias.
ASCOM Adapta SertãoJorge Henrique
Nenhum comentário:
Postar um comentário