Formado por quatro jovens britânicos de Liverpool, os Beatles foram uma banda de rock’n’roll que revolucionou a música pop mundial. Composta por Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr, o quarteto de Liverpool produziu canções que se tornaram emblemáticas dos anos 1960 e 1970, como “Eleanor Rigby”, “Hey Jude”, “Penny Lane”, “Yesterday”, “I wanna hold your hand”, “With a little help from my friends”, “Strawberry fields forever”, "Lucy in the sky with diamonds”, entre outras.
O grupo, com apoio do produtor George Martin - chamado de o quinto Beatle -, também revolucionou os lançamentos discográficos, com o antológico LP “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, lançando as bases para a fase psicodélica do rock e o que viria a ser chamado de álbum conceitual, ao mesmo tempo dialogando com a chamada Pop Art.
As composições eram assinadas sempre em dupla por Paul McCartney e John Lennon, com um estilo facilmente reconhecível. George Harrison também compôs canções para o grupo, inclusive pérolas como Something. Após anos de sucesso, o grupo se desfez no dia 10 de abril de 1970, quando Paul anunciou o rompimento, em meio a desavenças e controvérsias entre os quatro. Lennon classificou o rompimento como o fim de um sonho. No mês seguinte, os fãs de todo o planeta ainda viram chegar às lojas o último álbum da banda, "Let it Be". Gravado entre janeiro e março, o décimo terceiro álbum do grupo foi lançado no dia 8 de maio. Trazia, além da música-título, um documentário de mesmo nome e a canção "Get Back" entre suas 12 faixas.
Lennon seguiria compondo ao lado da mulher, Yoko Ono, até ser assassinado em 1980, em Nova York, por Mark Chapman, em frente ao edifício Dakota, onde morava. Paul McCartney, por sua vez, seguiu carreira solo com a mulher, Linda, com quem formou o grupo Wings. Hoje, continua em atividade, assim como Ringo Starr. Harrison morreu de câncer em 2001.
A trajetória dos Beatles coincide com um período de revolução nos costumes, com a juventude se engajando em movimentos hippie, orientalismo e nas mobilizações contra a guerra do Vietnã, com o movimento Paz e Amor. Também foi a época das drogas, psicodelia e amor livre. A banda em todas as suas fases refletiu esses movimentos e tendências e muitas de suas canções ficaram para sempre associadas aos vertiginosos anos 1960.
(O Globo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário