Foto antiga
A Barragem de São José do Jacuípe, uma obra realizada no governo de João Durval Carneiro, foi inaugurada no dia 28 de Julho de 1985.
A construção da Barragem de São José do Jacuípe se tornou um marco e a sua inauguração um dos maiores eventos políticos da história dos municípios de São José e Várzea da Roça, onde está localizada a barragem, a terceira maior da Bahia.
De acordo com informações colhidas, a barragem tem uma altura de 41 m por 1.560 m de comprimento. A sua construção foi para atender à irrigação, abastecimento humano, piscicultura, pecuária e perenização do rio Jacuípe que é de uma extensão de 180 km, até a sua confluência com o Paraguaçú.
A capacidade da represa é de 355 milhões de metros cúbicos de água, mas até a chegada das chuvas no mês de janeiro de 2016 a barragem operava com aproximadamente 3% de toda a sua capacidade.
Segundo informações colhidas com a chegada das fortes chuvas já se registra um aumento de 3 metros e 38 milímetros sendo que durante a noite da ultima quinta-feira 21 de janeiro aumentou 1 metro.
A expectativa que esse numero venha a aumentar já que na nascente do Rio Jacuípe chove bastante o que faz com que aumente o volume de água na Barragem do França que segundo informações da noite de sexta-feira até a manhã de sábado 23 de janeiro venha a sangrar chegando muito mais água na Barragem São José.
Nenhum comentário:
Postar um comentário