segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Droga contra câncer de mama pode servir para tratar pulmão, diz estudo

Uma pesquisa feita na Suíça diz que medicamentos usados no tratamento do câncer de mama também podem ser úteis para tratar o câncer de pulmão. O estudo, publicado na revista especializada norte-americana "The Cancer Journal", mostrou que remédios que reduzem os níveis de estrogênio, hormônio sexual feminino, reduziam o número de mortes por câncer de pulmão.

Os autores dizem que a pesquisa, se for comprovada por mais estudos, pode ter implicações importantes no tratamento dos pacientes. O Centro de Pesquisa Britânico sobre o Câncer alertou para o fato de que, antes de que seja possível tirar conclusões, é preciso fazer testes clínicos em larga escala.

Hormônio

Por muito tempo, hormônios têm sido associados a algumas formas de câncer. Mas a ideia para a pesquisa surgiu dos resultados de estudos anteriores, que mostram que o aumento dos níveis de estrogênio, por causa da terapia de reposição hormonal em mulheres, aumenta o risco de câncer de pulmão.
Os pesquisadores da Universidade de Genebra, na Suíça, se perguntaram se reduzir a quantidade deste hormônio no corpo produziria o efeito oposto. Eles fizeram experiências com o remédio Tamoxifen, que é usado no tratamento do câncer de mama há mais de 40 anos e anula o estrogênio no corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário