sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Mulher passa por cirurgia na Califórnia e volta a falar após 11 anos


 Uma mulher de 52 anos recuperou a voz e pôde respirar sozinha após 11 anos graças a um transplante de laringe realizado na Califórnia, informou a revista "The New England Journal of Medicine".

Brenda Jensen não só recuperou o fala após a operação feita em outubro, mas também recuperou os sentidos do gosto e do olfato.
Além disso, está aprendendo novamente a engolir e, em breve, poderá comer e beber normalmente.
A operação, que foi o segundo transplante de laringe realizado no mundo, foi feita por uma equipe internacional de cirurgiões no Centro Médico Davis, da Universidade da Califórnia.
A paciente perdeu a fala por complicações de uma intervenção cirúrgica por problemas nos rins em 1999. O tubo de respiração usado no procedimento danificou sua garganta e causou uma cicatriz no tecido que a impedia de respirar sem ajuda de aparelhos.
Durante todos estes anos Brenda respirou por um tubo na traquéia e só podia se comunicar por uma bomba eletrônica que produzia sons parecidos com a fala de um robô.
Os médicos do Centro Davis substituíram sua laringe, glândula da tireóide e traquéia em uma operação que durou 18 horas ao longo de dois dias. Apenas 13 dias depois a mulher já podia falar com seus médicos e familiares.
Brenda ainda fala com uma voz rouca, mas já melhorou bastante desde a operação graças à regeneração dos nervos da garganta. Os médicos indicaram que se tudo seguir bem em breve retirarão o tubo da traquéia.
A mulher, que é diabética e fez transplantes de rim e pâncreas há quatro anos, recebe remédios de supressão da imunidade que impediram a rejeição desses órgãos. Isto a transformou em boa candidata para a cirurgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário