segunda-feira, 30 de abril de 2012

Padre é encontrado morto em Ruy Barbosa.


O missionário italiano Luigi Plebani, Conhecido como padre Luis, de 62 anos, foi encontrado morto nesta segunda-feira em sua casa na diocese de Ruy Barbosa, situada a 300 quilômetros de Salvador, enquanto a polícia investiga se a morte do religioso está relacionada com um suicídio ou um assassinato.
Plebani, que estava no Brasil há 30 anos, foi encontrado morto em sua casa por algumas freiras que esperavam o missionário para uma missa. Segundo porta-vozes da diocese de Ruy Barbosa, a ausência do italiano foi considerada “estranha” e, por isso, as freiras se deslocaram até sua residência.
De acordo com as fontes, o missionário estava enforcado e tinha um pedaço de fita adesiva na boca, o que foi considerado pela polícia como um possível indício de assassinato, embora a hipótese de suicídio ainda não tenha sido descartada. “Plebani efetuava alguma de suas atividades como missionário em presídios e também já tinha recebido ameaças de morte por grupos vinculados ao tráfico de drogas”, apontaram as fontes, que pediram anonimato e explicaram que na casa do missionário não havia indícios de um suposto assalto.
Seguindo seu próprio pedido, Plebani será sepultado no município de Palmares, em Pernambuco, onde morou logo depois de ter chagado ao país para realizar seu trabalho de missionário na paróquia de Lagoa dois Gatos. O religioso, que nasceu em Rudiano – uma província de Brescia, no norte da Itália -, foi ordenado sacerdote em 1973.

Fonte: Itaberaba Notícias

Veículo encontrado queimado em Mairi.


Um Corsa Classic de quatro portas foi encontrado queimado por moradores na cidade de Mairi na manhã desta segunda-feira (30).
O veículo foi incendiado na madrugada desta segunda-feira, na saída da Rua do Recreio, conhecida como Rua da Preguiça, sentido distrito de Angico, município de Mairi.
O carro tem uma placa com licença de Salvador. Vários curiosos estão indo ao local e até o momento a população não sabe informar de quem era o carro.


Redação e fotos: Agmar Rios

Prefeito Antônio Capeta recepciona os deputados Afonso Florence, Daniel e Neusa em Mairi.



Na tarde deste domingo, dia 29 de abril de 2012, por volta das 14h, o prefeito Antônio Capeta (PMDB) e seu vice-prefeito Jobope (PT), recepcionaram o deputado federal Afonso Florence (PT), o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), a deputada estadual Neusa Cadore (PT) e Robson Almeida, secretário de comunicação do governador Jaques Wagner, na cidade de Mairi.
Os deputados e comitiva participaram de um evento na cidade de Baixa Grande e passaram por Mairi e almoçaram na casa do prefeito Antônio Capeta e depois seguiram para outro evento na cidade de Quixabeira.
Edmundo, João Filho, Capeta, Jobope, Alan e Neusa.

Antônio Capeta, Pororó, deputado Daniel e deputada Neusa.

Prefeito Antônio Capeta e o deputado Afonso Florence.

Deputada Neuza Cadore, Prefeito Antonio Capeta e Deputado Afonso Florense.

Fonte: Agmar Rios.

Mudança: Narrador José Carlos Araújo está deixando a Rádio Globo do Rio


Um dos mais tradicionais locutores esportivos do país está deixando a Rádio Globo, conforme antecipou a coluna de Ancelmo Gois no jornal O Globo.
José Carlos Araújo, mais conhecido como Garotinho, assinou contrato de quatro anos com a Rádio Bradesco, novo projeto do Grupo Bandeirantes. A Rádio Bradesco Esportes FM é a primeira rádio do País com programação voltada para divulgação de todas as modalidades esportivas.
“A proposta da Rádio Bradesco, que é um projeto em conjunto com o Sistema Bandeirantes de Rádio, é ser um espaço voltado para a divulgação de múltiplos esportes, com foco especial nas modalidades olímpicas”, comenta Jorge Nasser, diretor de marketing do Bradesco.
As rádios entrarão no ar, no dial 94,1 Mhz em São Paulo e 91,1Mgz no Rio de Janeiro. “A rádio Bradesco Esportes estará preparada para fazer a cobertura dos grandes eventos esportivos, como as Olimpíadas e Paraolimpíadas, Copa do Mundo de Futebol, Jogos Panamericanos e muitos outros”, comenta Nasser.

Fonte: interiordabahia.com.br


sábado, 28 de abril de 2012

Seca compromete festejos de São João em grande parte da Bahia


Com a proximidade do mês de junho, período que acontece a maior festa popular nordestina, o São João, este ano nos deparamos com uma triste realidade. A Seca que assola de forma impiedosa mais de quinhentos municípios no norte de minas e do nordeste, atingiu em cheio mais de duzentos municípios baianos. Segundo informações, a Bahia é o estado mais castigado pela seca no nordeste.
A maioria dos municípios baianos realiza São João, festa que atrai um grande fluxo de turistas para as cidades e conseqüentemente gera emprego e rena. Porém, este ano se complicou a situação.
Como se não bastasse o alto custo do cachê de bandas e artistas que fazem a festa, os municípios se encontram em situação praticamente de calamidade pública, batendo as portas dos governos estaduais e federal em busca de socorro para amenizar os impactos da seca, que tende a piorar a partir do mês de agosto, em decorrência da escassez de água e principalmente alimento para o rebanho.
Como se justificar municípios em tal situação bancarem festas com alto investimento? Ao que parece alguns prefeitos da região da Bacia do Jacuipe já estão repensando seus conceitos, reduzindo a produção ou até mesmo cancelando os festejos juninos, o que não deixa de ser uma medida sensata.
Talvez diante desta situação, bandas e artistas impossibilitados de encherem seus bolsos com cachês exorbitantes, também repensem melhor e reduzam os seus preços se quiserem permanecer do mercado milionário da musica, até porque, em pleno ano de eleições, a Justiça Eleitoral já os colocou de fora desta gorda fatia financeira.
Quando a última árvore tiver caido, quando o último rio tiver secado e o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se pode comer.

Fonte:  Caboronga Notícias.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

FILADÉLFIA: SOLO RACHA E PROVOCA MISTÉRIO NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO


Uma rachadura no solo está causando mistério na propriedade de José Barbosa da Silva morador da localidade de Várzea do Rancho, zona rural de Filadélfia. Às 08h00h da manhã desta quinta-feira, 26, a equipe do Blog Filadélfia em Noticias, acompanhada do Vereador Genésio Barbosa se deslocou até o local da ocorrência. Conforme o dono da propriedade, esta rachadura foi descoberta pelo senhor José Barbosa, conhecido como Cafuringa, que passa pelo local quase todos os dias para dar comida ao gado, porém nesta quarta-feira, 25, ele se surpreendeu ao encontrar esta rachadura que dá cerca de 100 metros de comprimento e locais que chega até 5cm de espessura, e o que chama a atenção é o tipo de solo, que é denominado como chapada, um solo considerado como macio. A notícia se alarmou, e a propriedade já recebeu desde quarta-feira dezenas de curiosos interessados em ver de perto o fenômeno.


Segundo o proprietário, não há lembrança de nenhum tremor de terra ou coisa parecida, só alguns estrondos que costumeiramente eles ouvem vindos em direção da cidade de Andorinha onde há extração de minério. O vereador Genésio Barbosa se surpreendeu com rachadura "o interessante é que a rachadura é na chapada, que não costuma ocasionar rachadura, já vi rachadura em solo de barro ou no cascalho, mas essa é a primeira vez que vejo” ressaltou o vereador.
O senhor Edvaldo irmão do proprietário da terra, penetrou um ferro com cerca de 5m dentro da rachadura e o ferro adentrou por completo, dando a perceber que a profundidade é superior a 5 metros.
A rachadura vem causando medo e mistério por parte dos moradores da localidade, alguns até se recusam em passar por perto, outros acham que é fim do mundo, porém em conversa com seu Antonio Cavalcante da localidade de Cajueiro zona rural de Itiúba, ele ressaltou que já viu muitas rachaduras como esta, e que segundo ele nada mais é do que a conseqüência do forte calor que fez com que o solo se rachasse desta forma.

Fonte: filadelfiaemnoticias

Riachão: Crânio humano é encontrado por mulher junto ao "lixão" da cidade


Um fato curioso vem chamando à atenção dos moradores de Riachão do Jacuípe, depois que a senhora Maria Augusta de Jesus Oliveira encontrou uma caixa óssea que protege o encéfalo (crânio) exposto junto a vários objetos no lixão da cidade.
Localizado próximo à Fazenda Morro, o local recebe o lixo da cidade, que é transportado pelo serviço de limpeza pública da Prefeitura Municipal.
A nossa reportagem esteve no local do lixão para trazer detalhes sobre o mistério. Chegando lá, localizamos dona Maria Augusta, que trabalha catando lixo para garantir o sustento da sua família. “Trabalho aqui mesmo todos os dias, domingos e feriados, chovendo ou fazendo sol”, comentou dona Maria, lamentando as dificuldades para encontrar outra atividade.
Para Cosme, filho de dona Marisa Augusta, foi um momento de constrangimento quando sua mãe encontrou a cabeça esbranquiçada dentro de uma sacola plástica verde, numa caixa de papelão e o chamou para mostrar. ’’É muito esquisito”, comentou.
Ao contrário do filho, dona Maria Augusta nos levou até o lugar onde o crânio estava escondido para que fosse fotografado, sem nenhum receio.

Administrador do cemitério assustado

Procuramos conversar com o administrador do cemitério de Riachão do Jacuípe, o senhor Raimundo Marques Ferreira, conhecido por Zé Bico, para saber a sua versão sobre o caso. Inicialmente, ele negou. “Não, isso não é verdade”, questionou, alegando desconhecer o assunto, mas mudou de posição quando apresentamos as fotos.
Bastante cauteloso com as palavras, seu Raimundo informou ao Interior da Bahia que já foi alvo de críticas pela imprensa local, com “informações infundadas”, semelhantes a esta. “A diferença é que, naquela oportunidade, ninguém teve aqui para colher a noticia; e agora você veio se atualizar para não cometer injustiça’’, explicou, se defendendo de possíveis acusações.
Raimundo Marques contou ainda que faz muito tempo que o carro de coleta do lixo não transporta nenhum material do cemitério, o que descarta a possibilidade de o crânio ter sido de lá.
’’Olhe, em certa ocasião, uma turma de estudantes universitários me procuraram (sic) solicitando restos mortais para fazer trabalho em laboratório de faculdade. Só que não tenho autoridade para violar nenhuma das covas’’, disse, trazendo mais mistérios sobre o caso.
Enfim, mais um crânio humano foi encontrado em meio ao lixão da cidade. A população indaga de quem seria o crânio e como ele teria ido parar junto com objetos do lixo?


Fonte: Noroel Fernandez

Minha Casa, Minha Vida II vai construir mais 14.715 moradias na Bahia.


O município de Mairi é beneficiado com 40 casas.


2.582 municípios brasileiros com até 50 mil habitantes foram selecionados para a construção de 107.348 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida 2 (MCMV 2). Serão investidos R$ 2,8 bilhões em moradias para famílias com renda mensal de até R$ 1.600,00.
A Bahia ganhou mais 14.715 casas populares do Programa Minha Casa, Minha Vida II. Os imóveis vão ser construídos em cidades com menos de 50 mil habitantes conforme anúncio feito nesta quinta-feira (12), pela presidenta Dilma Rousseff, em Brasilia, durante cerimônia que contou com a presença do govenador Jaques Wagner e dos secretários Rui Costa (Casa Civil) e Cícero Monteiro (Sedur).
A deputada Neusa Cadore (PT) comemorou que todos os municípios do Jacuípe dentro dos critérios foram contemplados e parabenizou os prefeitos/as e o governador Wagner pelos projetos. Cadore disse que o Governo da Bahia vai reduzir muito a carência estadual no setor. "Na primeira edição do programa, contratamos aqui na Bahia, 101.377 unidades habitacionais e isso graças a competência do nosso governo", declarou.
Cada uma das 341 cidades baianas contempladas vai receber entre 40 e 50 unidades habitacionais. A seleção foi realizada mediante apresentação de projetos, que foram entregues por prefeituras e governos de estados. Até o momento, a Bahia contratou 35 mil imóveis no Minha Casa, Minha Vida II.

13 municípios no Território do Jacuípe

Baixa Grande
Capela do Alto Alegre
Gavião
Nova Fátima
Pé de Serra
Pintadas
Quixabeira
Mairí
Riachão do Jacuípe
São José do Jacuípe
Serra Preta
Várzea da Roça
Várzea do Poço

Fonte: Agmar Rios.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Helicóptero da Policia Militar sobrevoa Mairi e Região.


Na manhã desta quinta-feira (26), um helicóptero da equipe do O Graer (Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia), comandada pelo Coronel Ozêda, Comandante do 11º Batalhão de Policia Militar, sobrevoou as cidades do Centro Norte da Bahia fazendo ronda aérea, garantindo a segurança.
Ao sobrevoar Várzea da Roça, pousou no espaço do Ginásio, onde recebido pelo delegado de Policia da cidade, o Sr.Dr.Rogério, juntamente com o Prefeito Municipal Lourivaldo Souza Filho e também a guarnição da Policia Militar. Algumas pessoas estiveram presentes no local.
O Coronel Ozêda disse que a segurança em várzea da Roça está de parabéns, elogiou a população que tem colaborado com o trabalho da policia, segundo ele, isso é importante e ajuda muito. O comandante ficou pouco tempo na cidade e seguiu sobrevoando pelos municípios da Região.

Informações: Foguinho Eventos

Foto: Mairi News e Foguinho.

Capimgrossense Neto Coruja é reintegrado ao Vitória


Após ser afastado pela diretoria do Vitória por não aceitar ser emprestado ao Atlético-GO, o volante Neto Coruja foi reintegrado ao elenco do Leão.
De acordo com Raimundo Queiroz, diretor de futebol do clube, o imbróglio com o atleta já foi solucionado. - A situação de Neto Coruja já foi resolvida.
Tivemos uma conversa com ele e resolvemos tudo. Neto Coruja está reintegrado ao grupo e a disposição do treinador – disse o dirigente. Bahia Noticias


www.opovoquersaber.com

Pintadas Junior empata e conquista o tri consecutivo


Neste domingo (22) foi realizada a última partida do Campeonato Pintadense de Futebol Amador 2012, o duelo final entre Pintadas Junior e Cruzeiro do Fecha, reuniu milhares de pessoas no estádio para acompanhar a grande decisão do certame.
Na priemira partida o Pintadas Junior havia vencido pelo placar de 2 a 1 com dois gols de Roni, enquanto Rick descontou para o Cruzeiro e por isso o PJ tinha a vantagem do empate para conseguir o título.
Quando a bola rolou em menos de 50 segundos de jogo, duas chances claras de gol, perdidas, uma de cada lado e quem abriu o marcador foi Tino, após cobrança de escanteio de Jô, Rony desviou na primeira trave e o decisivo meia completou para as redes, abrindo o marcador na partida e ampliando a vantagem do Pintadas Junior.
Para piorar a situação foi a vez do zagueiro Dal, agredir sem bola o zagueiro rival do PJ, Muruin e ser prontamente expulso pelo árbitro da partida, com um a menos a tarefa do Cruzeiro para o segundo tempo era no mínimo complicada.
Mas quando o segundo tempo começou, a missão não parecia tão complicada assim, pois a equipe azul do Fecha, pressionou durante a maior parte do tempo e chegou logo ao empate com o gol de Som, após bola levantada na area do PJ, a bola cruzou toda a pequena área e sobrou para o volante concluir para o gol.
Com o empate o Cruzeiro buscou incansávelmente o gol da virada que levaria a decisão para os penaltis e perdeu algumas boas ocasiões de gol, mas não conseguiu marcar o importante tento, com isso o título ficou mesmo com o Pintadas Junior, que conseguiu seu oitavo título pintadense o terceiro consecutivo.

OS PREMIADOS:

Melhor Goleiro: Jú - Pintadas Junior
Melhor Lateral Direito: Gilson - Pintadas Junior
Melhor Zagueiro: Dal - Cruzeiro do Fecha
Melhor Zagueiro: Muruin - Pintadas Junior
Melhor Lateral Esquerdo: Judivan - Cruzeiro do Fecha
Melhor Volante: Chico - Pintadas Junior
Melhor Volante: Dedego - Pintadas Junior
Melhor Meia: Tino - Pintadas Junior
Melhor Meia: Clodoaldo - 9 de Maio
Melhor Atacante: Peu - Cruzeiro do Fecha
Melhor Centroavante: Rony - Pintadas Junior
Melhor Treinador: Ismar - Pintadas Junior
Revelação: Silas - E. C. Bonina
Artilheiro: Rony - Pintadas Junior
Melhor Jogador: Peu - Cruzeiro do Fecha


Campeão: Pintadas Junior
Vice: Cruzeiro do Fecha
3º Lugar: 9 de Maio
4º Lugar: Real Pintadense

Fonte: www.portalpintadas.com



São José do Jacuípe – 300 alunos foram beneficiado com Bicicleta do Programa Caminho da Escola


Na última sexta-feira, 20 de abril, 300 alunos das escolas no município de São José do Jacuípe, foram beneficiada com Bicicleta do programa caminho da Escola, 150 foram entregue na sede do Município e 150 no distrito de Itatiaia.
O evento contou com a presença do Prefeito o sr. Antônio Roquildes Vilas Boas Almeida, da secretária de educação a srª Gabriela Carvalho, além dos diretores das escolas municipais e da comunidade.
O projeto Caminho da Escola prevê a entrega de bicicletas a alunos que vivem a uma distância de até sete quilômetros da escola onde estão matriculados. Os estudantes têm de ter mais de 14 anos e a bicicleta deve ser devolvida quando eles deixarem a escola.

Fonte: www.baciadojacuipe.com.br


terça-feira, 24 de abril de 2012

Polícia da BA encontra carro e corpos de jovens sumidos


Os jovens estão desaparecidos desde sexta-feira


A polícia da Bahia localizou na noite desta terça-feira o carro em que estavam os cinco estudantes que desapareceram durante uma viagem da cidade de São Mateus, no norte do Espírito Santo, para Prado, no sul baiano, na sexta-feira. O tenente Coronel Ivanildo Silva também confirmou que quatro corpos estavam dentro do veículo e um do lado de fora. O automóvel caiu de uma altura de 30 m e ficou embaixo de uma ponte que passa sobre o Rio Mucuri.
"É a mesma placa. Ao que parece, foi um acidente, mas a perícia técnica vai poder esclarecer melhor. O veículo é o mesmo que estava sendo procurado e há cinco corpos no local. Um deles está fora do carro e os outros quatro ainda estão presos no veículo", informou Silva. Viaturas do Corpo de Bombeiros de Teixeira de Freitas (BA) foram ao local para efetuar o resgate.

Estudantes desaparecidos

Os cinco estudantes desapareceram durante uma viagem da cidade de São Mateus, no norte do ES, para Prado, no sul da Bahia, na sexta-feira. Os amigos Rosaflor Oliveira, Izadora Ribeiro, Amanda Oliveira, Marllonn Amaral e André Galão deixaram a cidade capixaba na noite de sexta em um Fiat Punto prata.
Eles seguiriam para Prado para comemorar o aniversário da mãe de Izadora, Doralice Ribeiro Santos Oliveira. O trajeto, de cerca de 225 km, duraria cerca de três horas.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/




Acidente automobilistico deixa Treinador de futebol morto na BA 414 que liga Pintadas a Ipirá.


Dourival Ferreira da Silva,conhecido como Nego de Badú 38 anos, que morava na fazenda Sapé, no município de Pintadas morreu na noite de segunda-feira, vítima de acidente automobilístico.
O acidente ocorreu na BA 414, rodovia que liga o município de Pintadas a Ipirá. em dia de feira livre na cidade de Pintadas com muita movimentação na ba 414 aconteceu esse acidente com um morto na hora e outro ferido,as informações é de que no inicio da noite dourival voltava prá casa na fazenda sapé com a sua esposa,quando se chocou com uma carroça que fazia o mesmo trajeto,após a batida ele caiu sobre a pista no momento que vinha um carro de placa não identificado e pegou a vitima no meio da pista,e no mesmo momento veio um outro veiculo da cidade de pintadas de linha prá Feira de Santana de propriedade do Senhor Abelardo e novamente passou por cima da vitima que ficou esmagado com os seguidos atropelamentos,populares informam que com o o atropelamento o corpo foi arrastado por uns 200 metros do local do do acidente,e as imagens eram muito fortes,inclusive a situação que ficou o corpo totalmente despido (sem roupa).a vitima Treinava a Equipe de futebol Moreira Esporte clube no ano 2011 ,qual desputou a segunda divisão do campeonato Pintadensse.
A esposa da Vitima conhecida por Valdete foi arremessada prá fora da pista,tendo as duas pernas fraturadas,apos passar pelo Hospital de pintadas a vitima foi transferida para Salvador ,os idosos que iam na carroça teve ferimentos mais leves,a senhora Lurdes quebrou a clavicula,a policia teve no local do acidente,o corpo da vitima foi encaminhado para o departamento medico legal de Feira de Santana,o sepultamento aconteçerá nesta terça -Feira, as 16:30 da Tarde no Cemiterio de Pintadas,o corpo está sendo velado na Residencia de sua maê Nice na fazenda Moreira.

Fonte:Genivaldo Santhiago

Bola levada pelo tsunami é achada no Alasca


Um adolescente japonês de 16 anos, Misaki Murakami, garante ser o proprietário de uma bola de futebol que foi encontrada recentemente no litoral do Alasca após ser arrastada pelo tsunami de 2011, informou nesta segunda-feira o jornal "Asahi".

A bola, na qual estão escritas várias mensagens com caracteres japoneses que ainda podem ser lidos, foi achada em uma praia na semana passada por um casal, David e Yumi Baxter, que reside nos arredores de Anchorage, maior cidade do estado mais setentrional dos Estados Unidos.
O casal se pôs então em contato com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (Noaa, da sigla em inglês) para tentar encontrar o proprietário da bola.
Após ver na imprensa a imagem da bola com seu nome escrito sobre ela, Murakami assegurou não ter dúvida que a bola é sua.
Murakami, morador de uma das cidades da província de Iwate mais afetadas pela tragédia do dia 11 de março de 2011, Rikuzentakata, explicou que a bola foi um presente de despedida de ex-companheiros de classe depois que mudou de colégio.
Sobre a bola está escrita a mensagem "Força Misaki Murakami!", datada de março de 2005 e assinada por alunos de terceiro ano da antiga escola primária do jovem.

Fonte: O povo quer saber.


Equipamento despenca em mina de esmeraldas e mata jovem de Várzea da Roça e mais quatro garimpeiros no município de Pindobaçu.


Uma das vítimas é do município de Várzea da Roça.

Um elevador despencou em uma mina de esmeraldas e matou cinco garimpeiros na Serra da Carnaíba, no município baiano de Pindobaçu, localizado a 370 km de Salvador.
O jovem Edvaldo Araújo Cirqueira, de 27 anos, conhecido por Pebinha, filho de Laurita, moradora da Praça da Bandeira, na cidade de Várzea da Roça, morreu no acidente.
Segundo a Polícia Militar, o acidente ocorreu por volta das 7h deste sábado, quando os mineiros desciam em um elevador até o local de extração, localizado 160 metros abaixo da superfície. Eles morreram na hora.
As causas do acidente ainda não foram esclarecidas. A perícia vai investigar se houve ruptura do cabo de aço que sustentava o elevador rudimentar, conhecido como caçamba, ou se houve algum problema com as roldanas do dispositivo. Peritos do Departamento de Polícia Técnica vão apurar as circunstâncias da queda.
Acidente ocorreu dentro deste galpão, de onde os garimpeiros são levados até a área de extração (foto).
O resgate dos corpos só foi concluído por volta das 12h, após bombeiros e garimpeiros conseguirem descer até o local onde o elevador se chocou contra o solo. Os corpos foram levados para a cidade vizinha de Senhor do Bonfim. A polícia não informou o nome do proprietário da mina.
As vítimas foram identificadas pela Polícia Militar como Antônio dos Santos Cardoso, 38 anos, Edvaldo Araújo Cirqueira, 27 anos, Silvino Benício de Souza, 51 anos, Arnaldo Conceição de Almeida, 49 anos, e Edvaldo Cardoso de Alcântara, 56 anos.
A Serra da Carnaíba é um dos principais polos de produção de esmeraldas do país. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Fonte:  Agmar Rios.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

1º Torneio de Futebol Society da Fazenda Paulista

Neste domingo, dia 15 de abril de 2012, foram realizados os jogos da primeira fase do Torneio de Futebol Society na Fazenda Paulista com os seguintes confrontos:


Pela Manhã

União 3 X 0 Os Brincalhões
O União venceu com um gol de Lucas e dois de Taunay.
Cabeça de Guidom 6 X 1 Aroeira
Os Cabeças de Guindom venceram com dois gols de Leléo, dois de Vitor, um de Ricardo e um de Gustavo. O Marcador pela Aroeira foi Erivelton.

Pela Tarde

Coqueiro 1 X 4 Boa Paz
Boa Paz venceu com dois gols de Ronaldo, um de Márcio e um de Fernando. O marcador pelo Coqueiro foi Poly.
Baixa Funda 1 X 1 Mancha Verde
O confronto foi disputado nos pênaltis, onde o Mancha Verde venceu a Baixa Funda por 4 X 3. No tempo regulamentar, os marcadores foram: Alonso para a Baixa Funda e Washington para a Mancha Verde.
Com esses resultados, as equipes do União, Mancha Verde, Cabeça de Guidom e Boa Paz, se classificaram para a próxima fase do torneio.

As duas fases finais acontecerão no próximo sábado, dia 21 de abril de 2012, com os seguintes confrontos:

Semifinal:

Às 09hs00min - União X Mancha Verde
Às 10hs30min - Cabeça de Guidom X Boa Paz

Final:

Às 14hs00min - Terceiro lugar - Perdedor 1 X Perdedor 2
Às 15hs30mmi - Final - Vendedor 1 X Vencedor 2

Premiação:

1º Lugar – 01 Carneiro;
2º Lugar – R$ 100,00;
3º Lugar – R$ 50,00.

O torneio está sendo realizado no Campo da Fazenda Paulista, organizado por Gerson e Rodrigo. A Fazenda Paulista fica localizada perto do Auto Posto Mairi.

Da redação do Blog Agmar Rios

Governo do Estado inicia obra de recuperação do trecho da BA-130, que liga José a Capim Grosso

O trecho de 15 quilômetros da BA-130, que liga a cidade de São José do Jacuípe à BR-324, já está sendo recuperado pelo Governo do Estado. As máquinas começaram a retirar boa parte do asfalto. Primeiro foi retirando um lado da pista para não atrapalhar o trânsito de veículos.
A ordem de serviço da obra foi assinada pelo governador Jaques Wagner no dia 1º de março, em visita ao município de São José do Jacuípe.

Wagner assinou a ordem de serviço no dia 1º de março

Segundo Wagner, a previsão é de que sejam investidos R$ 6,2 milhões para a recomposição da cobertura asfáltica, sinalização e drenagem. A BA-130 faz a ligação entre as cidades da região e as principais rodovias federais do estado, como a BR-324 e a BR-242.
A intervenção vai beneficiar cerca de 187 mil moradores dos municípios de Capim Grosso, Mairi, Baixa Grande e Jacobina, além de São José do Jacuípe. A obra vai permitir ainda melhores condições de tráfego na região que tem sua economia baseada na agricultura e na pecuária de subsistência, com pequena atividade industrial e comercial, principalmente na área de serviços.

Redação do Blog Agmar Rios

Professores querem derrubar liminar que considera greve na Bahia ilegal

Paralisados há cinco dias, os professores da rede estadual de ensino da Bahia decidiram, nesta segunda-feira (16), durante reunião do comando de greve, entrar com um recurso para derrubar a liminar que declarou a ilegalidade do movimento.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), que coordena a mobilização, exige o cumprimento do acordo de reajuste de 22,22% no piso nacional por parte do governo. Até o momento, a paralisação se mantém por tempo indeterminado. Cerca de um milhão de estudantes estão sem aulas em todo estado.
De acordo com Rui Oliveira, coordenador-geral da APLB, o planejamento da greve está mantido mesmo sob risco de multa diária de R$ 50 mil, indicado na ordem judicial emitida na sexta-feira (13) pelo juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, Ricardo D’ Ávila. "Amanhã temos reunião na capital e no interior e, na quarta-feira [18], iremos reunir os professores na sede da governadoria. Não tem entendimento. O setor jurídico recebeu ordem para entrar com recurso e vai construir a argumentação", afirma.
O magistrado pediu retorno imediato das atividades. A adesão dos professores é de maioria. Na cidade de Itabuna, sul da Bahia, por exemplo, 95% dos profissionais, segundo a APLB, participam da greve. Em Feira de Santana, a segunda maior cidade do estado, a mobilização da classe afeta as atividades educacionais de aproximadamente 150 mil alunos.

Movimento grevista

Os professores da rede estadual de ensino da Bahia decretaram greve por tempo indeterminado no estado no dia 11 de abril, em assembleia ocorrida em Salvador. A principal cobrança do sindicato é o cumprimento do reajuste de 22,22% no piso nacional.
A Bahia possui 32.584 professores licenciados (integrantes da carreira do magistério estadual), que recebem salário acima do piso nacional no valor de R$ 1.586,06, além de gratificações, em consequência do reajuste de 6,5% dado a todo o funcionalismo estadual.
Para atender os 5.210 profissionais que ainda recebem abaixo do piso, englobados no nível médio, o governo do estado enviou à Assembleia Legislativa da Bahia um projeto de lei que quer assegurar valor mínimo de R$ 1.451. Segundo o governo, a aprovação do projeto pelos deputados irá extinguir o salário abaixo do piso nacional.

Informações do G1.

PCdoB lança pré-candidato a prefeitura de Várzea da Roça e comemora os 90 anos do partido.

No dia 28 de abril (sábado), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) lançará a pré-candidatura de Helber Pacheco Rios a prefeitura do município de Várzea da Roça e celebrará os 90 anos do partido no Brasil.
O evento será realizado na Câmara de Vereadores de Várzea da Roça, a partir da 19h, com as presenças do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), Bobô e outras lideranças Políticas da Região.
Partido Comunista do Brasil (PCdoB) é um partido político brasileiro de esquerda, baseado ideologicamente nos princípios do marxismo-leninismo com expressão nacional e forte penetração nos meios sindicais e estudantis.
Fundado no dia 25 de março de 1922, na cidade de Niterói-RJ e reorganizado em 18 de fevereiro de 1962 em São Paulo, sob a sigla PCdoB. Sua sede é em Brasília. Seu símbolo é uma foice e um martelo cruzados, simbolizando a aliança operário-camponesa, em amarelo, sobre fundo vermelho, sob os quais está escrita a legenda "Partido Comunista do Brasil". Seu código eleitoral é o 65. O PCdoB parte da base de sustentação do governo Dilma.

Da redação do Blog Agmar Rios

Prefeita de Capim Grosso diz que o motivo da renúncia seria a forte seca que atinge o município

A prefeita de Capim Grosso, Lídia Fontoura Pinheiro (PSD), ligou para o presidente do partido, Otto Alencar e disse que vai renunciar ao cargo.
Segundo informações, o motivo da renúncia seria a forte seca que atinge o município, bem como outras cidades do Estado. "Vou renunciar. Estamos enfrentando uma seca violenta e tudo que nós temos tido do governo é o aumento de responsabilidades. Agora vem o aumento do piso dos professores. Não tenho como pagar. Ou eu saio ou vou me desmoralizar, porque o dinheiro não dá", disse Lídia.
Já Otto Alencar, disse compreender a prefeita e ressaltou que ela "tem todo direito de se livrar de tudo o que estiver lhe fazendo mal".
Alencar afirmou que, dos 415 municípios baianos, 265 estão no semiárido enfrentando uma das piores secas dos últimos tempos. Segundo ele, ou o governo refaz a partilha dos recursos públicos concentrados na esfera federal, ou a situação que já é muito injusta, vai piorar.
Cargo - Lídia Fontoura ficou em 2º lugar nas eleições de 2008, assumiu o comando da prefeitura em agosto de 2010, após o ex-prefeito João Dias de Souza (DEM) ser cassado pela Justiça Eleitoral. Assume agora o vice Sivaldo Rios (PSDB).

Fonte:  Agmar Rios 

Mairi sedia Festa Regional do Licuri

A 5ª Festa Regional do Licuri será realizada no dia 29 de abril no povoado do Uruçu, município de Mairi. A festa será realizada pela Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina – COOPES do município de Capim Grosso, com apoio da Prefeitura Municipal de Mairi.
A importância do Licuri para nossa Região foi fundamental para a realização da Festa, que acontece anualmente e é realizada em pleno licurizal. A COOPES realizou as edições anteriores nos municípios de Quixabeira em 2008, Serrolândia em 2009, Várzea da Roça em 2010 e Capim Grosso em 2011.

Confira a Programação da Festa:

09:00h - Celebração da Missa na Comunidade Uruçu, Fazenda Caldeirão - José Santos;
10:30h - Caminhada até o local da festa - Coops, EBDA e Locutores da Rádio;
11:00h - Momento Cultural - Sambadores da Região;
12:00h - Almoço com Sabor do Licuri;
13:30h - Concurso da Quebra do Licuri;
13:40 - Momento Cultural - Debulha Licuri;
14:00 - Desfile da Rainha do Licuri;
15:00h - Dança do Licuri - Rosana;
15:30h - Resultados dos Jurados, Entrega de Prêmios e Encerramento;
16:00h - Momento Cultural com os sambadores Pedrito e Joabe, Samba de Roda, etc.

O Licuri é o fruto de uma palmeira nativa do Nordeste do Brasil, pode ser encontrado em alguns estados, principalmente na Bahia, região de caatinga – municípios de Capim Grosso, Serrolândia, Quixabeira, São José do Jacuípe, Várzea da Roça, Jacobina, Várzea do Poço, Senhor do Bonfim, Campo Formoso e Calderão Grande.
Os cachos da palmeira apresentam frutos, cujas amêndoas são utilizadas na alimentação humana, por ser muito rico em ferro, cálcio, cobre, magnésio, zinco, manganês, sais minerais e beta caroteno, tornando-se uma importante fonte de renda para diversas comunidades.
Com o licuri torrado são produzidos diversos derivados como: granola: petiscos doces e salgados, tira gosto, sorvetes, umbuzada com licuri, óleo, hidratante de cabelo, licor, etc.
Através da Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina – COOPES, os produtos (doces, azeite, sorvetes, biscoitos, granola, paçoca, artesanatos, bijuterias) são comercializados na Sede em Capim Grosso, nas Feiras da Economia Solidária e de Produtos Orgânicos, Exposições e Eventos Nacionais e Internacionais, destacando-se o Encontro Mundial das Comunidades do Alimento (Terra Madre) realizado em 2004, 2006 e 2008, na cidade de Turim – Itália.

Da redação do Blog Agmar Rios

sábado, 14 de abril de 2012

Juiz de Sergipe mantém censura sobre livro que afirma que Lampião era gay

O Juiz Aldo Albuquerque manteve a decisão de não permitir que o polêmico livro Lampião Mata Sete, que sustenta que o Rei do Cangaço, Virgulino Ferreira da Silva, era gay, seja lançado.
No dia 25 de novembro do ano passado, Aldo expediu uma liminar suspendendo o lançamento, que iria ocorrer em uma livraria de Aracaju, em virtude de uma ação movida por Expedita Ferreira, filha do cangaceiro.
O autor do livro, o juiz aposentado Pedro de Morais, disse que vai recorrer da decisão junto ao Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE) e tem 15 dias para realizar o procedimento legal. Caso não tenha sucesso e o livro continue sendo censurado pela Justiça, ele disse que vai jogar os mil exemplares que lhe restam no Rio Sergipe.
Aldo Albuquerque, que não leu o livro, disse que se baseou na Constituição Federal para continuar impedindo o lançamento do livro. “A Constituição protege a inviolabilidade da individualidade das pessoas”, explicou ele, ao frisar que escreveu 25 laudas onde defende o não lançamento do livro.
Para Aldo, se o livro versasse apenas sobre os crimes cometidos por Lampião, esse seria um fato público, mas quando trata da sua sexualidade, o tema não tem o mesmo interesse.
“O Aldo é um preconceituoso”, disparou o autor do livro Pedro de Morais. Sobre essa crítica e as que poderão surgir em virtude da decisão, Aldo Albuquerque explicou que “doutor Pedro é um homem muito inteligente, um grande juiz”.

Outras críticas
Com relação a outras críticas que poderão surgir, Aldo explicou que um magistrado tem que agir sem se preocupar com isso, preservando a Constituição Federal.
No dia 6 de novembro do ano passado, Pedro de Morais participou da Segunda Bienal do Livro, em Salvador, e vendeu o 1 mil exemplares, restando outros 1 mil para o lançamento em Aracaju, que não aconteceu. A liminar proibindo o lançamento saiu no dia 25 de novembro.
Dias depois, no município de Campo Formoso, a 400 quilômetros de Salvador, o livro voltou a fazer sucesso em uma exposição literária. Desta vez, os exemplares foram levados pelo especialista em Lampião, Oleone Coelho Fontes, que, inclusive, faz a introdução do livro.

Assassinos vendiam salgados feitos com carne humana

A Polícia Civil de Pernambuco confirmou na quinta-feira, 12, mais uma informação que impressiona pelos requintes de crueldade utilizados pelos acusados Jorge Negromonte, 50 anos, Isabel Cristina, 51, e Bruna Cristina de Oliveira, 25, para matar, esquartejar e enterrar duas mulheres, no quintal de casa, em Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco.
Segundo o delegado Wesley Fernando, que está à frente do caso, durante o depoimento de Isabel Cristina, ela confessou que parte dos salgados – coxinhas, risoles, empadas, entre outros – que ela fazia para vender na cidades eram recheados com a carne das vítimas. “Depois que eles esquartejavam, a carne era congelada, desfiada e também utilizada para alimentar a família, inclusive dando partes dos corpos para a criança que morava com o trio.
Além disso, segundo Isabel, a parte preferida era o coração das vítimas. Mas nada sobrava. Eles também usavam o fígado e os músculos das pernas que eram fervidos e ingeridos, numa espécie de ritual macabro”, explicou o delegado. A polícia acredita que esse mesmo ritual foi feito também com outras vítimas.
Até essa quinta, acreditava-se que o nome de Bruna Cristina, amante de Jorge há sete anos, era Jéssica Camila da Silva, de 22 anos. Mas essa pode ter sido a primeira vítima do grupo. Depois do assassinato, Bruna assumiu a identidade da jovem, que morava em Rio Doce, Olinda, Região Metropolitana do Recife. A menina de cinco anos que morava com os acusados pode ser filha de Jéssica. A polícia ainda investiga outros cinco homicídios que podem ter sido praticados pelos três.

Vendedora de salgados

Isabel Cristina Pira, 50, dona de casa, casada com Jorge Beltrão Negromonte da Silveira, 50, fazia os salgados em casa e saia pelas ruas do centro de Garanhuns vendendo empadas, coxinhas, sempre com o argumento que estava precisando comprar remédios e colocar comida em casa.

O crime

A Polícia Civil localizou os corpos de Giselly Helena da Silva, conhecida como “Geisa dos Panfletos” (desaparecida desde o dia 25 de fevereiro) e Alexandra da Silva Falcão, 20 anos (desaparecida desde o dia 12 de março de 2012). Elas foram assassinadas, esquartejadas e enterradas no quintal da casa dos assassinos. Quando a polícia chegou à residência, foi recebida por uma criança de apenas cinco anos de idade que mostrou aos policiais, “o local onde os pais mandavam as pessoas para o inferno”. Ela foi levada para o Conselho Tutelar da Cidade e os acusados, Jorge Negromonte, Isabel Cristina e Jessica Camila foram encaminhados para a 2ª Delegacia, onde confessaram ter cometido o crime.

Dor

Em entrevista, Celma Maria Leandro da Silva, 42, mãe de Alexandra da Silva (vítima), tinha esperança de encontrar a filha ainda viva. Segundo ela, Alexandra saiu de casa no dia 12 de março, dizendo que ia resolver uma questão de emprego, já que uma mulher (que seria Isabel, uma as acusadas) teria lhe oferecido uma oportunidade de trabalho, enquanto pegava ônibus no centro da cidade.

Revolta

Moradores das Rua das Emboabas, no bairro Jardim Petrópolis – onde aconteceu o crime – arrombaram a residência dos acusados e atearam fogo no imóvel. A Polícia também registrou um saque no local. Quatro pessoas foram detidas.Entre elas, três menores.

Livro

Com frieza, Jorge Negromonte registrou cada passo dessa atrocidade em34 capítulos distribuídos em 54 páginas de ofício. Com direito a ilustrações demoníacas, sumário, biografia e um roteiro de magia negra, o acusado relata como matou as vítimas e o prazer em acabar com, o que ele chama de “adolescentes do mal”.

Fonte: Folha de Pernambuco

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Jovem tenta ajudar seus pais e corta o dedo.

A seca está castigando a região de Aroeira. A jovem Tairine Santos de 18 anos residente no distrito de Aroeira no município de Mairi-BA, cortou seu dedo tentando ajudar seus pais a dar comida (ração) aos seus animais. Além de levar 05 pontos em cada um dos dois dedos cortados, a jovem ainda pode perder a unha do polegar esquerdo.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Indignação: Leitor denuncia situação da nascente do Rio Jacuípe

Em umas das entradas de Morro do Chapéu, denomina por Rua do Pó Só, encontra-se uma placa a mais de um mês dentro do rio ou do esgoto não sei ao certo, “Aqui nasce o Rio Jacuípe” ou “Aqui jaz o Rio Jacuípe” pelo amor de Deus uma providencia por parte dos responsáveis.


Fonte: Morronoticias.com

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Audiencia pública sobre o Programa Luz Para Todos

Os moradores de Pintadas, na Bacia do Jacuípe, conheceram nesta segunda-feira (9), o cronograma de execução das obras do Programa Luz Para Todos no município. Cerca de 400 pessoas, segundo a organização, participaram do evento.
Segundo o prefeito Valcyr Rios (PT), serão realizadas 400 ligações nesta etapa. O déficit de atendimento chega a 700 residências.
A deputada estadual Neusa Cadore (PT) também participou do encontro. Emocionada ela relatou várias lutas que foram vencidas no município. Cadore disse que "quando a gente sonha, quando a gente luta nós temos sempre o dia de comemorar e hoje mesmo num dia de feira e estiagem estamos aqui neste dia muito feliz", comentou a parlamentar.
Representando a Coelba participaram Tales Taboraí, Augusto Assis e Cássio.

Dados
Segundo Augusto Assis, diretor da Coelba, o Estado da Bahia programou quase 130 mil ligações de 2011 até 2014. Só este ano serão 45 mil ligações e 60 mil no ano que vem.
Os dados na Bahia mostram que 473 mil ligações já foram feitas atendendo mais de 1 milhão de beneficiados. 73 mil obras foram executadas e 3 bilhões reais foram investidos.

Em Pintadas, os projetos estão divididos em 3 etapas:
- 12 pedidos aprovados em fase de elaboração do projeto. Estas obras juntas custarão 4,8 milhões de reais.
- 17 obras em planejamento, 404 consumidores, 5,1 milhão reais.
- 02 obras em andamento, 32 ligações e 393 mil reais investidos.
- Até agora foram feitas 699 ligações com mais de 6,9 milhões reais em investimento.
Até 2014 pretende-se chegar a 17,3 milhões reais de investimentos em Pintadas. Cada ligação de energia feita no município custou em média 13 mil reais.
Mudanças no calendário - Das 17 obras em planejamento 8 serão realizadas até novembro deste ano. Serão investidos 3,3 milhões de reais. "Houve um atraso no planejamento já anunciado anteriormente porque a empresa que prestava serviço teve que ser substituída", explicou Cássio.

FONTE: Neusa Cadore

Cruzeiro do Fecha e Pintadas Jr. fazem a final do campeonato pintadense.

Neste sábado dia 07 de abril foi realizado o segundo jogo da semi-final do Campeonato Pintadense 2012, envolvendo 9 de Maio e Cruzeiro do Fecha, se no primeiro jogo o duelo foi acirrado e terminou com o placar de 0 a 0, o reencontro foi fatal para o 9 de Maio, isto pois o Cruzeiro atropelou o penta campeão pintadense, vencendo por 3 a 1.
O grande destaque da partida, foi mesmo o centroavante Peu, ele marcou dois gols e agora se isolou na artilharia da competição com sete gols marcados.
9 de Maio perdeu com: Pitico; Deon, Rony, Jack e Izaelson (Negão); Beto, Rafael, Clodoaldo e Vagner; Biguinho (Marcones) e Márcio (Caio)

Cruzeiro do Fecha venceu com: Negretti; Gilson, Dal (Gley), Binho (Nunga) e Judivan; Israel, Som, Rube e Bigode (Carioca); Peu e Rick (Anderson)

Arbitro: Carlos Roberto
Auxiliares: Adriano Marques e Nelson Eduardo


Pintadas Jr. e Real
Confusão, polêmica, um tempo de 42 minutos e um vencedor que não foi exatamente o vencedor, esses foram os ingredientes do segundo duelo das semifinais entre Pintadas Junior e Real Pintadense. A vitória por 1 a 0 não foi suficiente para o Real Pintadense conseguir a classificação.
Mas apesar da pressão o Real não conseguiu o segundo gol, que lhe daria a classificação à final e o 1 a 0 foi pouco para as suas pretenções. Mesmo com alto investimento o time fica pelo caminho. Após o apito final da arbitragem (com 42 minutos do segundo tempo, a noite havia chegado e visibilidade já estava prejudicada) a confusão tomou conta, com o empurra entre atletas, dirigentes e torcedores dos dois times.

Pintadas Junior perdeu com: Jú; Nem, Muruin, Gum e Jó (Passarinho); Chico, Dedego, Tino (Junior) e Vertinho; Rony e Vanzinha

Real Pintadense venceu com: Arnaldo; Sillas, Chiquinho, Juliano e Rony Serrote; Vinicius (Pithaco), Robinho (Robson) e Coca; Tony, Gel e Piririca (Galego)



Queima do Judas atrai os moradores de Aroeira.

Os festejos da passagem pela Semana da Páscoa em Aroeira - Mairi na Bacia do Jacuípe, foi mais uma vez marcado por muita diversão.

 As comemorações da Páscoa em Aroeira existem a mais de 50 anos com CARETAS que são homens mascarados onde se trajam de homens e mulheres e que este ano contou com a participação de professores, professoras e alunos da Escola Municipal José Fernandes da Silva.

A diversão continuou com BUMBA-MEU-BOI que também, já é tradição. 
Logo após, as pessoas se concentraram na praça para se despedirem do Judas que é uma das mais belas atrações de Aroeira onde deixou seus pertences para muitos moradores dessa comunidade e também para os visitantes.
Barata e Severino
A produção do evento todos os anos fica por conta de Hozaná, Patricio, Jailton e o  Vereador Alan com apoio da Prefeitura Municipal de Mairi através da Secretaria de Educação e Cultura e a colaboração dos moradores da comunidade.
Antes da leitura do testamento, um filho da terra, (Reinaldo Jr) que mora em Salvador, falou da satisfação em participar desses festejos de Pascoa todos os anos.


Veja algumas partes do testamento:
 Povo de Aroeira
Povo hospitaleiro,
Vou contar a minha história
Porem sou muito ligeiro,
Quero morrer aqui
Porque cheguei primeiro.

Judas não trouxe sorte
Problemas andou a espalhar.
Mas, finalmente morreu,
E todos eles vamos queimar.
Que não sobre nem um pedaço,
Para não nos embaraçar.

Senhoras e senhores escutai:
Sua morte foi desastrosa.
E tudo que hoje ouvirão
Não vai ser contado em prosa.
Não quero ser testemunha
Da receita perigosa.

Queimam-no publicamente,
Riem-se no funeral.
E ainda aproveitam a noite
para fazer um arraial.
Falam muito de quem vive bem
Imagine de quem vive mal.

Agora vos vamos ler
O testamento que Judas deixou:
Será que vamos ter presentes?
Será que em todos nós pensou?
Se não esqueceu de ninguém,
É por que de todos gostou.

Esse ano é diferente
Minha família não podê estar
Prá falar pra esse povo
Que não cansa de lutar
Começarei os meus versos
Me perdoem quem não gostar.


Não trouxe a minha família
Pra vocês apresentar
Minha esposa Tranca Rua
Que gosta de arruaçar
Brigar e beber cachaça
E com alguém  irá casar.

Já meu filho Zé Piranha
De mulher não gosta não
Preferiu namorar homem
Pois é uma perdição
Ta de olho em alguém
Pra lhe lascar um beijão.

Eu me chamo Severino
E vim me apresentar
A vocês aroeirense
Povo espetacular
Mas tou de olho é em alguém
Para nós se atracar.

Apesar de me chamar Judas,
Ninguém foi denunciado.
Não cumpram a tradição
do boneco que é enforcado.
Pois minha morte é feia
Não é bom  morrer queimado.


Estou mesmo a terminar
Os versos do meu testamento
Lembrai-vos sempre de mim
Construí-me um monumento.
Vou morrer mesmo donzelo
sem achar um casamento.

Meu povo de Aroeira
Estou mesmo indo embora
Desculpem os meus versos
Pois foram feitos de última hora
Levo comigo alguém
PARA CONTAR MINHA HISTÓRIA.