Até setembro, bombeiros contiveram 173 enxames na cidade.
Apicultor orienta a evitar retirar as colmeias e acionar especialistas.
Os moradores de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, temem a formação de colmeias na área urbana. Até o mês de setembro, o Corpo de Bombeiros contiveram 173 enxames na cidade.
Morador do condomínio Alto do Papagaio, Anderson conta que uma colmeia foi formada em cima da janela de seu quarto, que fica no último andar do prédio. Ele afirma que só pode abrir a janela durante a noite.
Uma colmeia também foi formada no telhado de outro prédio, no mesmo condomínio. Os moradores temem que os insetos se espalhem por todo o conjunto habitacional.
"Tá fazendo medo aqui. De repente pode até atacar outros prédios, pegar uma criança", observa Igor Santos Souza, morador do condomínio.
A situação se repete em outros pontos da cidade. No bairro Sobradinho, as abelhas construíram uma colmeia em uma árvore próximo à feirinha. Um outro enxame se instalou em uma árvore no bairro Capuchinhos. Moradores contam que mudam a rotina por causa dos insetos.
Os especialistas afirmam que as abelhas estão em busca de alimento e acabam formando colmeias na área urbana. De acordo com os apicultores, o período de alta produção de mel na região ocorre de maio a outubro, quando as abelhas aparecem nas cidades em busca de alimento.
O apicultor Iderval Martins orienta a população a não tentar retirar as colmeias. O ideal é acionar um especialista no assunto para fazer a remoção. Em caso de ataque por abelhas, ele recomenda a procura por um médico.
"O principal fator que faz com que as abelhas ataquem é algum movimento brusco, quando alguém joga algum corpo estranho, então isso faz com que as abelhas comecem o ataque. A partir do momento que elas atacam, liberam uma substância que chama as outras abelhas", explica Iderval Martins, apicultor.
Colmeia em moto
No mês de setembro, um homem foi surpreendido ao retornar das compras na Feirinha da Estação Nova e encontrar um enxame de abelhas na moto que havia estacionado.
As abelhas se acumularam na roda do veículo. Para voltar a utilizar a moto, o proprietário precisou da ajuda de um apicultor, que conseguiu transferir o enxame para uma caixa de papelão.
Fonte: G1.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário