Não foi a final que o Brasil e especialmente os atleticanos esperavam. O time mineiro caiu antes, nas semis, de forma surpreendente para o Raja Casablanca...
Não foi a final que o Brasil e especialmente os atleticanos esperavam. O time mineiro caiu antes, nas semis, de forma surpreendente para o Raja Casablanca. Mas dois jogadores brasileiros resgataram neste sábado - na medida do possível - a honra do futebol nacional marcando os gols do título Mundial do Bayern de Munique em Marrakech, Marrocos.
Dante e Thiago Alcântara, naturalizado espanhol, fizeram contra o Raja, representante do país-sede, os gols da vitória que ao contrário do que se esperava não foi destruidora. Apenas 2 a 0, mesma vantagem do triunfo dos marroquinos sobre o Atlético, que terminou no terceiro lugar da competição - 3 a 1.
É o terceiro título mundial dos alemães, campeões em 1976, sobre o Cruzeiro e 2001, sobre o Boca Juniors, número que os coloca no mesmo patamar de São Paulo, Nacional-URU, Internazionale, Peñarol, Boca e Real Madrid. O maior vencedor do torneio é o Milan, com quatro taças.
É a segunda taça de Pep Guardiola no Bayern, a terceira do Mundial - levou com o Barcelona em 2009 e 2011. Assim que chegou, no meio deste ano, ele venceu a Supercopa da Uefa contra o Chelsea. O time da Bavária completa dessa forma a lista de campeonatos conquistados em 2013 depois de ter ganhado o Campeonato Alemão, a Copa da Alemanha, a Champions League e a Supercopa.
A equipe europeia começou a construir a vitória deste sábado logo aos seis minutos de partida com Dante. O zagueiro ficou livre e em posição legal na pequena área em lance após cobrança de escanteio e chutou forte para estufar a rede de Askri.
Aos 22, Thiago bateu colocado no canto esquerdo do goleiro da entrada da área. Foi só. Por pouco os mandantes não descontaram antes de o árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci apitar o final do duelo.
Os números da partida não foram tão discrepantes e no final o Raja fez no frio de Marrakech um belo papel diante de sua calorosa torcida, já eufórica pela vitória sobre o Atlético na quarta-feira passada. Em arremates a gol, 11 a 7 para o Bayern. Em posse de bola, 72% a 28%.