Teve início na manhã da última quinta-feira, dia 27 de outubro, o III Fórum de Educação Contextualizada. O evento está acontecendo na Escola Marc Thein, este fórum é uma continuidade de fóruns municipais que foram realizadas em 11 municípios do território, onde os educadores juntamente com suas respectivas secretárias realizaram os Fóruns Municipais de Educação contextualizadas.
Pela manhã o evento foi aberto com uma belíssima apresentação de capoeira do Grupo de Capoeira Guerreiro Amigo da cidade de Pé de Serra. Fizeram parte da mesa autoridades que envolvem a educação no território e no município anfitrião, Mairí, onde todos valorizaram a Educação Contextualizada. O evento continua até sábado meio dia.
A Secretária de Educação do município de Mairi, Vanusia Cedraz, informou que o principal objetivo é criar para o territorial os referenciais curriculares contextualizados, “acreditamos nesta educação contextualizada, porque estamos ai por três anos buscando a educação que acreditamos. Ao longo de muitos anos, se pensava que educação era aquilo que vinha pronto, achavam que nós não tínhamos os nossos saberes, por isto temos que mostrar e estamos mostrando em cada um dos municípios que nosso povo tem o saber, e precisamos partir deste saber para buscar a educação que queremos. E é este saber que temos em nossa comunidade, que temos que partir de onde estamos para o mundo todo lá fora”, disse Vanúsia.


Representando o MOC - Movimento de Organização Comunitária, Sara Leite.

Representando os Conselhos Municipais de Educação do Território da Bacia do Jacuípe, Ramistela Santana, pediu que os educadores aproveitassem do Fórum e levasse estas experiências aos seus municípios, sendo parceiro com as secretárias levar as escolas.



Representando o Grupo de Trabalho de Agricultura no território, Gileno Sena falou das dificuldades encontradas entres os alunos da zona Rural e Zona Urbana, algo que pode ser eliminado através do estudo da Educação Contextualizada, onde os da zona Urbana entenderá que à sua sobrevivência depende do homem do campo. “os alunos do campo consegue ver sem a cidade, em contrário, é impossível a cidade viver ser as coisas derivada do campo”, comenta Gileno.
O Evento está sendo realizado no Centro Escolar de Ensino Fundamental Marc Thein, ainda pela manhã de quinta-feira, os educadores puderam ouvir uma palestra dirigida pelo Profº Dr. Josemar Martins (Pinzoh) – UNEB – Campos Juazeiro-BA. O evento segue até o sábado meio dia com a seguinte programação:
2º DIA (sexta-feira)
MANHÃ
08:00 às 12:00 - Mesa Temática I: Concepções e Práticas Curriculares para a Educação do Campo
Debatedoras:
Profª Drª Lucia Marisy – UNIVASF – Universidade do Vale do São Francisco
Profª Marivanea de Jesus - CETA - Coordenação Estadual dos Trabalhadores Assentados/as e
Acampados/as e membro do Colegiado Estadual do PRONERA (Programa Nacional de Educação na
Reforma Agrária).
Coordenação da mesa: Paula Luciana – Secretária de Educação de Várzea do Poço Desenvolvimento
a.Exposição do tema
b.Trabalho de grupo
c.Socialização dos grupos
d.Fechamento: Mesa
Perguntas orientadoras para os trabalhos de Grupo
1.Qual a concepção de Currículo Contextualizado para a Política Municipal e Territorial;
Moderadora – Profª Eliselma – SEC Várzea do Poço
2.Quais protagonistas e o papel que desempenham na Educação Contextualizada;
Moderadora – Profª Geise Silva – SEMEP Pintadas
3.Quais os conteúdos necessários a uma Educação Contextualizada;
Moderadora – profª Valdirene Rios – SEC Várzea da Roça- Paula confirmar
4.Como transformar o Currículo contextualizado em Políticas públicas
Moderadora – Ana Rita – SEC Pé de Serra e Nova Fátima
12:00 às 13:30 - ALMOÇO
TARDE
Atividade Cultural
14:00 às 17:30 - Mesa Temática II: Construindo Políticas Intersetoriais de Educação para o
Desenvolvimento Social
Coordenação: Reis Oliveira - Eco-educador Popular
Debatedores
Eixo I – Elementos necessários para a operacionalização de políticas integradas e territorializada
de Cultura/Educação.
Taiane Fernandes – Assessora de Transversalidade da SECULT - BA
Eixo II – Elementos necessários para a operacionalização de uma política de Educação
intersetorial territorializada
Mateus Martins – SDT/MDA
Eixo III – O papel do município na articulação e execução das Políticas Públicas
Carlos Alberto – Secretário de Educação de Pintadas BA
3º Dia (Sábado)
MANHÃ:
08:00 às 9:30 Mesa Temática III - O Papel do CME nas Políticas Territorias de Educação
Debatedoras
Ramistela Santana - CME Ipirá; Representante dos CMEs da Bacia do Jacuípe no GT da Educação
Mª. de Lurdes Albuquerque - UEFS - Assessora do Projeto CAT
Coordenação:Tony Sampaio - Diretor Pedagógico - SEMEP/Pintadas
9:30 às 12:00 - Agenda Político-institucional
Coordenação: Ramistela Santana - CME Ipirá; Representante dos CMEs da Bacia do Jacuípe no GT da Educação
1.Propostas dos fóruns municipais (socialização e sistematização);
2.Encaminhamentos (Construção de agenda);
3.Avaliação (avaliômetro)
4.Entrega de certificados
5. Encerramento.
Fonte: www.baciadojacuipe.com.br
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