quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Embarcação que iria para a Venezuela vira com quase 5 mil bovinos no Pará

Quase cinco mil bois vivos sairiam do porto de Vila do Conde, em Barcarena, mas ontem de manhã, a embarcação em que os animais seriam transportados adernou e os bois foram parar nas águas da Baia do Guajará.
Por enquanto, não há uma informação oficial sobre as causas do acidente. Entretanto, testemunhas afirmam que o comandante do navio, de nacionalidade Síria,  teria sido avisado pelos estivadores do porto sobre o risco que o navio corria, ainda sim, autorizou o carregamento dos animais. 
A carga deixaria o Pará e tinha como destino a Venezuela. O navio de bandeira libanesa chama-se Haidar e naufragou na manhã de ontem no porto de Vila do Conde, nordeste do Pará. A maior parte dos animais mortos ainda permanece dentro da embarcação.
O navio chegou ao porto na noite do dia 5, quando a carga começou a ser carregada. A carga viva era da multinacional Minerva, de Barretos (SP). Segundo os estivadores, que preferem não se identificar, desde os primeiros animais que foram colocados no navio, a falha foi percebida.
O problema foi um erro no lastro do navio, que é responsável em dar estabilidade na embarcação. “O lastro d’água é a quantidade de água localizada em um reservatório da embarcação. Ela dá estabilidade. Dependendo da quantidade da carga, o comandante decide retirar ou aumentar a quantidade de água". 
Fonte: Interior da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário