domingo, 24 de janeiro de 2016

Bombeiro Militar morre no Rio Jacuípe quando tentava salvar pessoas ilhadas

Morreu na tarde deste sábado, 23, por volta das 15h45 na cidade de Feira de Santana, o bombeiro militar Eduardo dos Santos Gois, 32 anos, do 2º Grupamento Bombeiro Militar – GBM sediado na mesma cidade. O afogamento aconteceu no Bairro Três Riachos.
Informações dão conta de que o Sd BM Eduardo, estava em atendimento a ocorrência de afogamento no Rio Jacuípe, e também veio a ser vitimado, sendo socorrido por prepostos que o acompanhavam, tendo sido retirado do rio com vida e submetido a manobra de Reanimação Cardio Pulmonar – RCP.
O helicóptero do Grupamento Aéreo da Policia Militar – GRAER foi acionado para auxiliar no deslocamento do bombeiro, mas, antes de a aeronave chegar ao local, foi confirmado o óbito.
De acordo com uma nota emitida pela Corporação, Eduardo e outros dois colegas foram levados pela correnteza do rio enquanto tentavam resgatar uma família que estava ilhada.
Informações que usaram corda com mosquetão e colete salva-vidas. Porém na segunda tentativa a corda prendeu numa rocha…. E não conseguiam puxar e nem soltar…
O BM que estava preso ficou atrás de uma pedra e ainda estava sinalizando que tava bem, depois a água começou a cobri-lo e não conseguiu soltar o mosquetão. A equipe em terra cortou a corda e mesmo assim ele ficou preso.
O soldado BM Leonardo num ato heroico com o colete salva-vidas lançou-se no rio sob forte correnteza e chegou na pedra onde estava o companheiro. Mergulhando encontrou a corda tocando em sua perna e localizou o BM Eduardo coberto pela água. Liberou o mosquetão e conseguiu levá-lo para a ilhota, iniciando o protocolo de RCP.
O áudio de um colega inconformado circula no WhatsApp informando da morte de Eduardo:
” Rapaz o cara tava de folga velho esses dias tudo e só ia trabalhar depois do carnaval, ai foi pra lá dar esse apoio de situação de afogamento. O cara capacitado, tem dezenas de cursos, velho, e o cara vai e morre. Apresentou a monografia dele ontem velho, se formou em direito. É brincadeira…? Lamentou.
Não há informações sobre as pessoas que os bombeiros tentavam resgatar.
Fonte: Agmar Rios

Nenhum comentário:

Postar um comentário