quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Emocionado, Washington anuncia sua aposentadoria


O anuncio da aposentadoria do atacante Washington foi como todos os lances de sua carreira, emocionante. O jogador que ficou conhecido como “Coração Valente”, devido aos problemas que teve de coração, que quase o fizeram abandonar precocemente a carreira, revelou à imprensa na tarde desta quinta-feira, dia 13, no hotel Portobello em Mangaratiba, sede da pré-temporada tricolor, que não dará continuidade a sua bela trajetória no mundo do futebol.

Ao lado do vice-presidente de futebol, Alcides Antunes e do presidente da Unimed, Celso Barros, Washington declarou sob muitas lágrimas que a difícil decisão foi tomada em um momento inesperado, porém necessário e contou com o apoio de todos dentro do Fluminense e de sua família.
Washington detém uma marca de 45 gols com a camisa tricolor em 82 jogos, uma média de 0,55 gols por partida. Com o anúncio de sua aposentadoria, o atacante que sempre bateu no peito para comemorar seus gols, não poderá realizar um de seus maiores sonhos na carreira, que era marcar o gol do título do Flu em uma Libertadores.
Washington foi abraçado pelas filhas em um dos momentos mais difíceis de sua vida
Em sua última entrevista como atleta do Fluminense, o jogador falou emocionado sobre sua carreira, que durou 17 anos, toda sua história no Fluminense e vida, o apoio da torcida tricolor e sobre o que pensa para o futuro.
- Um filme começa a passar. Comecei no Caxias, passando por clubes importantes dentro e fora do país. Minha volta ao futebol, depois de ter quase parado, há oito anos. O Constantino me fez voltar, quero agradecer muito a ele, essa história recente se deu porque ele existe na minha vida. Pessoa muito importante e a qual temos muito carinho. Momentos importantes, inesquecíveis. Consegui marcar uma trajetória maravilhosa no futebol.
Em nome do Fluminense, o vice-presidente de futebol, Alcides Antunes agradeceu todo empenho e dedicação de Washington com o clube e afirmou que o compromisso do atacante não se encerrou ainda.
- É um momento muito difícil pra gente. Temos que agradecer ao Washington pelo profissionalismo e pelo homem nas duas passagens por aqui. Sempre honrou a camisa. (Nesse momento as duas filhas do atacante entraram na sala e ele brincou “aí vocês querem me matar mesmo”). Sempre esperamos estar com o Washington conosco, nosso casamento não foi desfeito. É uma grande pessoa, agradecer por tudo que fez pelo Fluminense. Desejar muita sorte de agora em diante – declarou Alcides.
Por toda sua história de dedicação e identificação com o Fluminense, Washington ganhou o título de embaixador do Tricolor na Copa Libertadores da América, segundo anunciou Celso Barros na despedida do atacante.
- Conversei com o Alcides e o Muricy, e em nome da Unimed e do Fluminense, queremos que você nos acompanhe durante toda a Libertadores como embaixador – anunciou Celso Barros.
Ao final da entrevista de Washington, alguns jogadores do elenco tricolor e integrantes da comissão técnica se aproximaram do companheiro e abraçaram forte o grande amigo, que encera seu ciclo como atleta profissional. O capitão Fred, tomou a frente e teve a iniciativa ainda de falar em nome do grupo o que Washington representou para o Fluminense.
- Como capitão do Fluminense, só tenho a agradecer por tudo que você fez. Em 2008, ano passado e sempre que ajudou o clube. Já dei entrevista que além de admirador do seu futebol, você como pessoa é exemplo para todos nós e para a torcida tricolor. Você está saindo do futebol e esperamos que não saia do Fluminense nunca. Obrigada por tudo – declarou Fred emocionado.

Anuncio da aposentadoria

- As coisas foram um pouco antecipadas, a notícia saiu antes. E quero comunicar a todos que estou deixando o futebol, o que é difícil dizer. É uma decisão que tomamos em conjunto. Foi difícil. Estava me preparando para jogar mais esse ano, mas conversamos nesses últimos dois dias, repensamos e decidi realmente parar. É um momento difícil demais, é uma coisa que mexe com a gente, mas um dia ia parar. Um dia a profissão acaba e é importante ter hombridade e humildade para saber que nada vai apagar o que dei ao futebol e o que o futebol deu para mim – disse o atleta, que completou agradecendo o apoio de todos.

Motivos para se aposentar

- Queria deixar claro que não estou deixando o futebol por problema nenhum de saúde. Fiz os exames em dezembro com o Dr. Constatntino, todos mostraram que estou liberado para jogar. Tenho problemas, que precisam ser administrados no que sempre foi. Tinha condição de jogar, mas a decisão foi minha. Tenho outros projetos no futuro, mas realmente o problema de saúde não me fez deixar de jogar. Tenho que respeitar, já vou fazer 36 anos em abril, de repente não tenho mais que fazer esforço, tenho essas duas para criar.

Ser um exemplo de vida

- O maior orgulho que tenho, além de me apresentar dentro de campo, é saber que fui exemplo de vida para algumas pessoas. Muitos mandam mensagem dizendo que servi de exemplo. Acho que esse é o maior legado que estou levando na minha vida.

Libertadores 2011

- Todos me falam que eu poderia disputar essa Libertadores. De repente, jogado ou não uma Libertadores não mudaria tanto a minha vida, como essa decisão que estou tomando agora. Essa decisão pode mudar a minha vida futura. É triste, vou continuar torcendo pelo Fluminense, vou tentar ajudar meus companheiros indiretamente, vou torcer muito por eles.

Faltou o título da Libertadores?

- Não me faltou nada. Aquela Libertadores nunca vi na minha vida uma festa tão linda dentro do futebol. Acho que não vai ser visto mais. Resgatamos um carinho, amor, paixão pela Libertadores. Todo mundo fala que perdemos a Libertadores. Acho que não. Ganhamos o carinho, resgatamos o amor da torcida do Fluminense e de lá pra cá o time passou a ganhar. Só tenho a agradecer a Deus por tudo que me deu.

Agradecimentos a torcida Tricolor

- Tenho que agradecer a torcida do Fluminense. Sei que outros torcedores de outras equipes, que passei e até outros, mas realmente é onde me sinto em casa. Foi o lugar que pude dar alguma coisa. Obrigado Torcida Tricolor, de alguma forma vou querer ajudar. Vamos ver se consigo dar mais alegrias, quem sabe indiretamente, com o título da Libertadores.

Contato com os outros companheiros

- Ainda não tive direto com eles. Só encontrei com o Berna agora. Evitei conversar com eles, olho para eles, dá vontade de chorar, agora vamos bater um papo. São amigos que estão aqui. Não vou aguentar, sei que vou chorar muito. Cada um tem uma palavra de força. Tenho aqui não companheiros e sim amigos. Só terei boas lembranças com ele.

Futuro

- Tenho uma dupla sertaneja, João Pedro e Gabriel, tenho uma situação de empresariar jogadores, essa é a minha nova profissão. Sei que Deus vai me abençoar nessa nova empreitada.

O “Coração Valente” agora se junta a imensa torcida tricolor para vibrar e apoiar o time na luta pela conquista da Copa Libertadores e do Campeonato Carioca neste primeiro semestre. A partida de estréia pelo estadual, já marcada para o Engenhão, no dia 20/01, às 19h30 contra o Bangu.
Fato que a torcida tricolor jamais vai esquecer além dos gols e a dedicação de Washington é sua música, “CORAÇÃO VALENTE, GUERREIRO TRICOLOR. WASHINGTON É MATADOR”, que ao ser entoada nas arquibancadas, sempre fazia tremer as estruturas de todos os estádios, tamanho o carinhos dos tricolores com o atacante.

A carreira de Washington

Clubes – Caxias, Internacional, Ponte Preta, Paraná, Atlético-PR, Fenerbahçe (Turquia), Verdy Tokyo (Japão), Urawa Red (Japão), São Paulo e Fluminense.

Conquistas individuais – Artilheiro na Copa do Brasil de 2001, do Paulista de 2001, nos Brasileiros de 2004 e 2008. Artilheiro do Campeonato Japonês em 2006 3 do Mundial de Clubes da FIFA em 2007. Campeão Brasileiro de 2010, da Supercopa do Japão em 2005 e 2006, Campeão do Campeonato Japonês em 2006, da Copa do Imperador 2006 e da Liga dos Campeões da Ásia em 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário