quarta-feira, 11 de junho de 2014

Metrô de Salvador começa a funcionar de graça, depois de 14 anos em obras

Tente lembrar onde você estava há 14 anos. Você pode achar que nem é tanto tempo, mas, imagine, as torres gêmeas do World Trade Center estavam de pé e a passagem de ônibus em Salvador custava R$ 0,80. O Brasil ainda era tetra, e o metrô de Salvador começava as obras.
Em 2001, a Apple lançava o iPod e a cédula de R$ 2 entrava em circulação. O presidente ainda era Fernando Henrique Cardoso, e a Polícia Militar baiana começava a primeira de três greves em 14 anos. E o metrô de Salvador estava em obras. 
A previsão inicial era que a população pudesse usar os trens em 2004 - ano em que Mark Zuckenberg criava o Facebook. Na mesma época, o saudoso Orkut também era desenvolvido. E o metrô de Salvador estava em obras.
Em tantos anos, o metrô já viu Bahia e Vitória mudarem dez vezes de série no Brasileirão, viu a Fonte Nova cair, ser demolida e se reerguer; viu o Brasil penta em 2002, a Itália tetra em 2006 e a Espanha campeã em 2010. Ou seja, vai agora para sua quarta Copa do Mundo... E continua em obras.
Mas, dessa vez, ele não só vai assistir à Copa, como vai até participar do esquema de transporte. Depois de 14 anos, finalmente, o negócio, mesmo inacabado, entra nos trilhos. Nesta quarta-feira (11), às 10h, a presidente Dilma Rousseff participa da viagem inaugural, que vai da Lapa até o Retiro.
Já às 12h, começa a operação assistida. É sua vez: basta aparecer, até as 16h. Não vai custar nada e continuará assim até 15 de setembro, quando terá início a operação comercial.

Transporte
As obras vão até 2017, quando, pelo cronograma atual, deve ser concluída a Linha 2. Só para dar uma ideia,  em 2000, Salvador tinha uma frota de 412.852 veículos. Hoje, esse número mais do que duplicou: são 873.774 automóveis, segundo o Detran.  
“Nesse período, houve um incentivo grande do governo federal para a venda de carros. Sem transporte público de qualidade, não há alternativa”, analisa o arquiteto e historiador Francisco Senna.
O problema é que a paisagem da cidade, de acordo com ele, não mudou muito - pelo menos, no que diz respeito à estrutura viária. “Foram construídos alguns viadutos, mas foi pouco. Como o sistema de transporte não evoluiu, tudo congestiona”, explica.
Segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transportes (Semut), de 2000 para cá, foram feitos três grandes viadutos ou complexos viários em Salvador: o Dois de Julho, em São Cristóvão, a Via Expressa e a duplicação da Cia-Aeroporto. Além disso, o Complexo do Imbuí está sendo construído desde maio de 2013.
Além dos viadutos, a estrutura de concreto do metrô elevado mudou a paisagem e hoje marca a Avenida Bonocô. Ironicamente, em 14 anos, a via por onde passa o metrô  só teve o trânsito aliviado com uma obra para carros. “Sempre foi carregado, porque era o principal acesso da BR-324. Hoje, com a Via Expressa, o fluxo é menor”, analisa a arquiteta e especialista em trânsito Cristina Aragón. 
(Informações do Correio).

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