sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Cooperativa Mirim, uma união entre educação contextualizada e o cooperativismo em Pintadas




Uma nova maneira de ensinar, ou melhor compartilhar conhecimentos está sendo desenvolvida na escola Gedivan Silva Lima do povoado de Raspador município de Pintadas, através  da combinação entre  educação contextualizada e o cooperativismo,  que resultou na criação de uma Cooperativa Mirim, envolvendo alunos do  quinto ao oitavo ano onde eles desenvolvem ações e trabalhos igual a gente grande.

O projeto é uma iniciativa da cooperativa Ser do Sertão em parceria com o Programa Despertar e a secretária de educação municipal que busca trazer para o ambiente escolar os princípios e ações do cooperativismo.


A Cooperativa Mirim, gerencia e cultiva um quintal escolar, onde são produzidas hortaliças, verduras que são usadas na cozinha da própria escola, e a produção de mudas de nativas e frutíferas que são  comercializadas em outros locais com o auxilio da cooperativa Ser do Sertão,  o  projeto trouxe  para este espaço educacional novos conceitos e ações sobre trabalho, estudo e interação social.

Uma das ações trazidas pela iniciativa, é o contato dos alunos com novas tecnologias de produção agrícola como sistemas de irrigação por gotejamento e aspersão e a horta suspensa  que podem ser utilizadas na escola, em casa.  Quanto, ou  nas suas propriedades rurais de elas suas famílias.
ASCOM Adapta Sertão

 Jorge Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário