terça-feira, 9 de abril de 2013

Imagem peregrina de Bom Jesus da Lapa chega a Riachão do Jacuípe

A imagem peregrina de Bom Jesus da Lapa, a mesma que é colocada sobre os andores nas procissões na cidade de Bom Jesus da Lapa a mais de um século, chegou domingo (07) à noite, a cidade de Riachão do Jacuípe, onde permanecerá até quinta-feira (10) de onde seguirá para Gavião. A atividade religiosa faz parte da romaria diocesana organizada pela Diocese de Serrinha e deverá percorrer todas as dezoito sedes de paróquias.
Segundo o vigário Paroquial de Conceição do Coité, padre Alexandre Aquino Pinheiro, a realização da romaria diocese é uma atividade do ano da fé e, após ouvir o clero, o bispo diocesano Dom Otorrino Assolari, decidiu por realizar esta caminhada com a imagem de um dos santos mais populares do sertão. A principio, segundo padre Alexandre, se pensou na peregrinação com a imagem de Senhor do Bonfim.
O padre Vilmar Correia, vice-reitor do Santuário de Bom Jesus da Lapa, irá acompanhar toda romaria e ao falar para o CN, ele disse que a imagem tem visitado algumas paróquias de forma individual, mas em nível de Diocese, Serrinha será a primeira no estado da Bahia e a terceira na Brasil, pois esteve visitando as dioceses de Januária e Montes Claros, em Minas Gerais. O padre que tem 25 anos de sacerdócio, afirmou ser também um dos peregrinos do Bom Jesus da Lapa.

A imagem chegou a Serrinha no dia 26 de março, segundo dia de celebrações da Semana Santa e reuniu jovens de todas as paróquias. Eles saíram em procissão para recepcionar o “Bom Pastor”, simbolizando o início da Jornada Mundial da Juventude de 2013. Ichu foi à segunda paróquia a ser visita pela imagem peregrina e muitos fiéis se reuniram na frente da Igreja para receber a imagem que chegou em carreata depois de ter saído de Serrinha.
Em Conceição do Coité, houve procissão luminosa, foram celebradas duas missas, catequese e no domingo pela manhã, visitou a comunidade de Salgadália. Segundo padre Charles de Santana Bastos, pároco de Conceição do Coité, cada paróquia organiza as atividades durante os dias que a imagem permanecer no município.
Riachão do Jacuípe – Os fiéis foram recepcionar a romaria no contorno do Povoado de Chapada com a BA 120. Um grupo caminhou até a Igreja de Santa Terezinha e uma longa carreata se formou no trajeto de 02 km. As coordenadoras da comunidade eclesial de base, Eliana Gomes e Jeselina Souza externaram alegria em receber na comunidade a imagem peregrina e confessaram seus pedidos, ou seja, que intercedesse pelas chuvas.Em Chapada foi uma passagem rápida o padre Vilmar carregou o crucifixo até o interior da Igreja e depois de rezar o Pai Nosso seguiu em carreata até a sede de Riachão do Jacuípe, onde milhares de fiéis se uniram aos coiteenses.
A partir do seminário de São José, o andor foi colocado nos ombros dos homens com destino á Igreja de Nossa Senhora da Conceição, o padre Vilmar Correia contou ao CN história da Imagem de Bom Jesus da Lapa, que está na gruta e tem mais de 300 anos de devoção e lembrou que dois milhões de romeiros visita o Santuário de Bom Jesus.  Sobre a presença desta imagem na região, que tem mais de um século de existência, padre Vilmar disse que “neste ano da fé o Bispo Dom Ottorino quis presentear seu povo com a peregrinação da imagem pelas paróquias da Diocese de Serrinha e hoje o Santuário de Bom Jesus é aqui em Riachão do Jacuípe e o Evangelho vem nos dizer alegrai-vos porque Deus está no meio de nós”. 
Diante da situação que está vivendo a região do sisal, o padre contou a história de um povoado que estava passando por uma grande seca e um padre reuniu o povo para rezar, um garoto levou um guarda-chuva dizendo “já que eu vou rezar para chover vou me prevenir”, simbolizando um momento de FÉ. “Quando uma criança, brincando com seu pai, ele o joga para o alto e sorrindo, sem medo, é porque sabe que tem alguém que irá lhe segurar, isso é confiança. “Fé e confiança são duas coisas que devemos ter em Deus”. Foi isso que aconteceu com Jesus. Ele confiou no seu Pai e morreu, para depois ressuscitar. Precisamos confiar e ter fé” encerrou. 
A imagem de Bom Jesus da Lapa retornará a cidade de Serrinha no dia 14 de junho. Durante todo caminhada o povo cantava o hino a Bom Jesus. Veja a letra de autoria de Betinho abaixo e ouça  
A Igreja da Lapa Foi
Feita de Pedra e Luz.- (2x)
Vamos Todos Visitar
Meu Senhor Bom Jesus. (2x)

Senhor Bom Jesus da lapa
e um Santo de Caridade- (2x)
Ele da esmola ao cegos,
e aos pobres aleijados. (2x)

Somos Romeiros de longe
e a Fé que nos conduz. (2x)
Vamos todos para a Lapa
Visitar o Bom Jesus. (2x)

A Igreja da Lapa foi
Feita de Pedra e Luz.- (2x)
Vamos todos visitar
Meu Senhor Bom Jesus.- (2x)

Senhor Bom Jesus da lapa
aceitai essa Romaria. (2x)
Sou Romeiro de longe
não posso vir todo dia. (2x)

Senhor Bom Jesus da Lapa,
Deus eterno e verdadeiro. (2x)
Jesus Cristo e o Rei da Gloria,
Salvador do Mundo Inteiro. (2x)

A Igreja da Lapa foi
Feita de Pedra e Luz.- (2x)
Vamos todos visitar
Meu Senhor Bom Jesus.- (2x)

Quando eu sai da lapa
avistei a Santa Cruz. (2x)
Da Lapa sai chorando,
com saudade do Bom Jesus. (2x)

Ofereço esse Bendito
ao Senhor daquela cruz. (2x)
Pra Intenção desses Romeiros,
do Meu Senhor Bom Jesus. (2x)

A Igreja da Lapa foi
Feita de Pedra e Luz.- (2x)
Vamos todos visitar
Meu Senhor Bom Jesus.- (2x)


Fonte: Calila Noticias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário