sábado, 1 de agosto de 2015

VI Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Pintadas

Aconteceu na cidade de Pintadas no dia 31 de julho, a IV Conferencia Municipal de Assistência Social, realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, abordando o seguinte tema: “Consolidar de vez o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) rumo a 2026”. Tendo como lema: “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026; o SUAS que temos é o SUAS que queremos”.
O objetivo da conferência é analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, específica e exclusivamente sobre a política de Assistência Social, de modo a avaliar o Plano Decenal 2005/2015 e propor diretrizes para a construção do Plano Decenal do SUAS - 2016/2026.


Durante a conferência esteve presente o Prefeito Edenivaldo (Curujão), Vice-prefeito Carlos, secretários, agentes comunitários de saúde, conselho tutelar, além de entidades como, sindicatos, igrejas, Cooperativas, lideranças de comunidades, entre outros.
“A conferência de Assistência Social é um momento importante para a comunidade avaliar, discutir e propor diretrizes para os seus usuários. A conferência tem um papel de fiscalizar se os serviços e programas estão chegando nas famílias mais necessitadas. Nesse momento as pessoas tem o direito de discutir, conferir, avaliar e propor diretrizes para os usuários.Como à Assistência Social no nosso município, ela tem chegado nas famílias mais necessitadas. Precisamos discutir com a sociedade seus direitos e seus deveres”. Afirmou Elma Selene, Secretária de Assistência Social de Pintadas.
“Essa conferência é um ponto muito importante, para o nosso município, no qual a gente vai está construindo pautas muito importantes, para se trabalhar nesse período de dez anos, o fortalecimento das nossas ações e buscando mais recursos para que nosso município, seja atendido da melhor forma possível, nosso povo seja realmente contemplado com as ações do governo municipal, estadual e federal”. Disse Luciano secretário de agricultura.

O que é o SUAS
Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços sócio assistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais e municipais.
Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o sistema é composto pelo poder público e sociedade civil, que participam diretamente do processo de gestão compartilhada. Do mesmo modo, todos os Estados, comprometidos com a implantação de sistemas locais e regionais de assistência social e com sua adequação aos modelos de gestão e cofinanciamento O propostos, assinaram pactos de aperfeiçoamento do Sistema.
O SUAS tem como finalidade, analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local especifica e exclusivamente sobre a política da assembleia social.













Fonte: VR14

Nenhum comentário:

Postar um comentário